ACONTECE | Black Friday: destaque no calendário das farmácias
Com origem nos Estados Unidos nos anos de 1950, a Black Friday está consolidada também no mercado brasileiro como o primeiro dia de compras e grandes descontos que antecedem a Temporada de Verão, que inclui as festas de final de ano e o período de férias. No Brasil, a Black Friday se tornou um evento que preenche todo o mês de novembro com promoções especiais (Black November), tendo como dia oficial a última sexta-feira do mês, que em 2024 será no dia 29 de novembro.
Com sua primeira edição no Brasil em 2010, apenas em lojas on-line, hoje a data já faz parte do calendário de lojas físicas e é vista pelos consumidores como uma excelente oportunidade para encontrar boas opções de compra. Para os especialistas em varejo, esse é um evento excelente para impulsionar e aquecer as vendas, sempre partindo de bom planejamento de estoque e criatividade nas ações e promoções envolvidas.
A importância da data como momento para impulsionar as vendas é reconhecida também pela indústria, e de acordo com a Hypera Farma, “a Black Friday se tornou uma data estratégica e essencial para o setor farmacêutico. Esta ocasião não apenas impulsiona as vendas, mas também fortalece o relacionamento com nossos consumidores, oferecendo-lhes acesso a produtos de alta qualidade com condições especiais. A inclusão da Black Friday no calendário da Temporada de Verão é uma oportunidade única para as farmácias se destacarem no mercado, atendendo às necessidades de saúde e bem-estar dos clientes em um período de grande demanda. Na Hypera Pharma, estamos comprometidos em continuar inovando e proporcionando ofertas que beneficiem tanto os consumidores quanto os parceiros comerciais, consolidando nossa posição de destaque nos segmentos de consumer health, skincare, genéricos e similares”.
O varejo atento ao comportamento
do consumidor
Estudos que tem como objetivo entender o comportamento de compra de consumidores apontam dados interessantes a respeito das expectativas dos mesmos no período da Black Friday. A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a Offerwise Pesquisas, em 2023, apontaram que 87% dos consumidores pretendiam fazer compras na Black Friday e 73% escolheram como principal razão para isso o desejo de comprar algo que já estavam precisando com menor preço.
Considerando a pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Dito, verificamos que 30% dos consumidores que compraram na Black Friday 2023 fizeram suas compras durante todo o mês de novembro, enquanto 33% concentraram suas compras apenas na semana final, que inclui a data em si. Outros dados são que 39% compraram tanto em lojas físicas quanto virtuais e 62% afirmaram que fizeram novas compras nas lojas, mesmo depois do fim das ofertas de Black Friday. Sobre a Black Friday 2024 a pesquisa revela que 55% dos consumidores já sabem o que pretendem comprar, ao passo que 35% estão indecisos ou podem mudar de opinião. Essa decisão ou mudança de intenção de compra deve acontecer bem perto da data, já que 38% dos entrevistados disseram que se decidem nas semanas anteriores ou até no dia oficial da Black Friday. Quanto às categorias de produtos, beleza e cosméticos são citados como intenção de compra por 30% dos entrevistados e farmácia e saúde por 16%.
Um clima perfeito, para boas compras!
Diante de um consumidor cada vez mais atento, exigente e com acesso à informação imediata, que pode oferecer a possibilidade de comparação de produtos e ofertas acessando facilmente algumas lojas on-line, a confiança nas ações propostas para cada loja é fundamental para conquistar um novo cliente ou fidelizar um cliente já existente. Na busca de promoções e descontos reais de Black Friday, a pesquisa de preços e/ou melhores condições de pagamento frequentemente tem início semanas antes da compra.
Para garantir uma Black Friday repleta de ações e promoções que se diferenciem e gerem interesse dos clientes, organização e planejamento é fundamental. Um dos caminhos para se atingir variedade e estoque compatível com a demanda é priorizar as compras antecipadas, visando melhores preços e condições, além de garantir prazos de entrega confortáveis e sem riscos. Com estoque de produtos resolvido, é hora de criar ações promocionais especiais, investir em comunicação visual e na divulgação de promoções e descontos, na loja física e on-line.
Cupons de desconto, kits de produtos, frete grátis, brindes, cashback e descontos progressivos são opções muito utilizadas e bem recebidas pelo consumidor, sempre apresentados de forma clara e transparente. Para Vivian Novaes, Diretora de Marketing de Nutrição Especializada da Danone Brasil “dentro de nossa linha, lançamos a campanha dos 6 meses que mudam o futuro, a qual comunica a importância da reeducação alimentar. Quando o pediatra ou nutricionista incentiva o desafio dos 6 meses que mudam o futuro para a família, através da prescrição de um produto, entendemos que a compra se torna algo planejado dentro do orçamento familiar, por isso existe um aumento significativo da compra em datas sazonais, como a Black Friday”.
A importância da presença on-line
Datas especiais, com ações especiais previamente definidas e agendadas, precisam de divulgação eficiente para atingirem o máximo de seu potencial. A presença on-line, que vai muito além de um site de vendas, abre um canal de comunicação direta com o consumidor possibilitando engajamento e despertando novos desejos de compra.
Sílvia OSSO, Consultora e Especialista em Varejo, destaca que “usar o site e as mídias sociais para divulgar as ações com certa antecedência estimula os consumidores. Lembrá-los das ofertas, de como usar certos produtos, instruí-los sobre as novidades e informar sobre serviços que a farmácia oferece também pode fazer a diferença”.
A facilitação no processo de compra e entrega, ofertas e descontos reais e transparentes, respostas rápidas e personalizadas para as dúvidas dos clientes e divulgação clara e direta das ações especiais dedicadas a data são elementos fundamentais para uma boa experiência de compra nesse período, que pode incluir benefícios a serem alcançados depois da Black Friday, em um processo de fidelização que pode ser estendido, maximizando os resultados.