as 10 + | Carnaval
Após um ano sem carnaval por conta da pandemia provocada pelo Covid-19, com isolamento social, o desejo por voltar à “rotina” de festas e passeios é alto. Ainda há muita especulação em torno das cidades que de fato irão aderir às festividades públicas, mas independente disso, os varejistas devem se preparar para este período sazonal.
A consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, diz que a expectativa é grande, já que no ano anterior não houve Carnaval. “Ainda há uma certa dúvida se ele ocorrerá ou não, mas de qualquer forma, as pessoas deverão viajar a lazer no período e isso pode significar aumento de consumo. As farmácias ainda estão cautelosas em virtude da dificuldade de prever o futuro. Mesmo assim, estão preparando uma compra um pouco mais robusta para adequar as necessidades da farmácia versus consumidores.”
Ela explica que o Carnaval acontece durante o verão, que é uma época de oportunidades para as farmácias, principalmente aquelas que estão em locais de veraneio, seja na praia ou nas montanhas, e até para os clientes que viajam para fora do País e têm de levar sua “farmacinha”; sobretudo se viajam com crianças. “Ou seja, o Carnaval também está nesse foco e não é um ato isolado. Informações de consumo de anos anteriores, das indústrias e das distribuidoras, ajudam muito no estudo e na definição de estratégias para a assertividade do mix, pensado para o verão e para o Carnaval.”
Mix sólido e assertivo para o Carnaval 2022
Quando falamos de mix, é importante entender que ele deve estar sempre relacionado ao público-alvo que se deseja atingir, ou seja, quando se fala de consumo no período de Carnaval, de acordo com o mestre e professor na área de marketing, palestrante de cursos e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante, é preciso pensar em linhas de: protetores solares; bronzeadores; polivitamínicos; energéticos; indisposição estomacal; hidratantes para corpo e rosto; além é claro, da maquiagem e outros itens de beleza, que estão relacionados ao aumento de vida social, como uma oportunidade de crescimento na temporada.
A assessoria de imprensa da Hypera Pharma, complementa dizendo que, além das categorias mais tradicionais do período, vale ressaltar que as que estão ligadas a sintomas da gripe e do resfriado também devem aparecer, pensando principalmente, no fim do Carnaval, quando, provavelmente, haverá uma maior recorrência dos sintomas gripais, como inflamação na garganta, tosse, alergias, coriza e febre. Portanto, é importante manter o ponto natural de Gripe & Resfriado bem abastecido e alertar a equipe de vendas (balconistas e farmacêuticos).
Algumas ativações podem ser feitas para alavancar as vendas durante a sazonalidade do Carnaval, segundo informa a assessoria de imprensa da Hypera Pharma. A primeira delas é entender que, mesmo o shopper buscando por essas categorias (protetor solar, hidratantes, saúde gastrointestinal) direto na gôndola (seu ponto natural de origem), é importante evidenciá-las em outros pontos dentro da loja por meio do cross-merchandising.
A criação de kits pode ser uma das alavancas de vendas, por exemplo, itens para azia, digestão, fígado, reidratantes e dor de cabeça, produtos da categoria de saúde sexual (lubrificantes e preservativos) e cuidados com a pele (protetores, demaquilantes e pós-sol).
É importante identificar pontos quentes da loja para ativar a lembrança do shopper, com a criação de ilhas temáticas, clip-strip em categorias adjacentes, como kit gastrointestinal dentro da zona de proteção solar, preservativos e outros produtos.
É necessário que os pontos-chave da loja e mais procurados pelo shopper (ponto natural e checkout) estejam com alto volume de produtos. Além disso, é importante entender também o potencial versus o perfil de clientes do estabelecimento. Dessa forma, é possível garantir um mix assertivo e estoque abastecido para atender as demandas durante a sazonalidade. Alguns pontos importantes para se questionar quanto ao mix são:
Dez dicas para vender mais no Carnaval
1. Analise o histórico de vendas de 2019 e 2020 para ser assertivo na definição do mix para 2022.2. Defina o mix pensando no público-alvo da farmácia.3. Aposte em linhas de: protetores solares; bronzeadores; polivitamínicos; energéticos; indisposição estomacal; hidratantes para corpo e rosto; além é claro, da maquiagem e outros itens de beleza.4. Não se esqueça que, além das categorias mais tradicionais do período, vale destacar as que estão ligadas a sintomas da gripe e do resfriado.5. A criação de kits pode ser uma das alavancas de vendas.6. Abasteça os estoques para evitar a ruptura.7. A composição do mix deve contar com as marcas fortes de cada categoria como forma de atrair o consumidor impactado por meio das campanhas de mídia.8. Evidencie as categorias em outros pontos dentro da loja por meio do cross-merchandising.9. É importante identificar pontos quentes da loja para ativar a lembrança do shopper, com a criação de ilhas temáticas, clip-strip em categorias adjacentes.10. É necessário que os pontos-chave da loja e mais procurados pelo shopper (ponto natural e checkout) estejam com alto volume de produtos.