as 10+ | Como organizar sua farmácia para vender melhor?

Como organizar sua farmácia para vender melhor?

Confira 10 dicas e transforme sua loja ainda no início do ano para ganhar mais!


Você já parou para pensar o quanto a organização da sua farmácia é capaz de impactar nos seus resultados?  Apenas bons preços, excelente localização ou outro fator isolado não são suficientes. 

Para Ângelo Vieira, diretor de comunicação e operações da administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas, são muitos os detalhes que necessitam de atenção e é preciso conhecimento que vai desde a disposição de produtos até a legislação relacionada ao tipo de estabelecimento.

Confira 10 dicas dadas por Ângelo e transforme sua loja ainda no início do ano para vender mais!

1- Posicione os produtos focos de forma estratégica

Os itens que levam os consumidores ao PDV devem, geralmente, ser expostos no final dos corredores e em locais distantes da entrada. Isso estimula o cliente a circular e conhecer outros artigos ofertados no caminho.

2 - Limpeza e higiene são indispensáveis

Cuidar da limpeza das embalagens e mobiliário, assim como da frente do comércio, balcões e do chão é fundamental para garantir um visual agradável.

3 - Aposte em uma iluminação adequada

Instale luminárias de qualidade que valorize a exposição das mercadorias. Se quiser chamar a atenção da população que circula pela calçada, uma loja escura certamente terá o efeito contrário.

4 - Treine sua equipe

A capacitação dos colaboradores deve proporcionar conhecimento e motivação. Muitos gestores se preocupam apenas com as estratégias de preços, mas um time engajado e preparado também são essenciais para garantir a prosperidade do negócio. 

5 - Não exagere nas promoções 

É mais assertivo investir em uma ação bem desenhada do que fazer várias para ver o que terá resultado. Muitas promoções podem gerar confusão na cabeça do público, que não saberá no que realmente prestar atenção.

6 - Destaque sua vitrine e pontas de gôndola

São os locais mais atrativos para exposição. São ótimos para incluir lançamentos e ofertas sazonais relacionadas com as datas comemorativas.

7 - Cuidado com as quantidades dos itens expostos

Evite deixar apenas uma embalagem de cada produto exposto na prateleira. Tal aspecto dá a impressão de que o item está acabando ou saindo de linha. Manter o mobiliário bem abastecido é primordial.

8 - Boa sinalização é tudo

A clientela precisa encontrar as mercadorias com facilidade. Assim, certifique-se que a sinalização está clara para simplificar a procura e treine a equipe para sempre orientar de forma correta.

9 - Organização por demanda e tamanho de embalagem 

Agrupe as subcategorias e os sabores em ordem crescente de demanda, ou seja, coloque primeiro na visão do público os itens que vendem mais. Além disso, uma dica é posicionar as embalagens menores nas prateleiras que estão na altura do quadril e as maiores nos expositores mais baixos.

10 - Alto e baixo giro 

Expor os produtos de alto giro na altura abaixo do joelho do cliente ou atrás de balcões de vidro pode desestimular a compra pelo consumidor. Dar destaque para esses artigos é fundamental para o resultado de vendas. Evite também reservar grandes espaços nas gôndolas para os itens de baixo giro.