As 10+ | Dia Nacional do Medicamento Genérico
10 dicas de como trabalhar a categoria de genéricos nas farmácias
Instituído em 20/05, o Dia Nacional do Medicamento Genérico celebra a importância do setor
Por Donino Scherer Neto, diretor da Unidade de Negócios Genéricos da Eurofarma
O genérico foi desenvolvido para vencer um dos maiores desafios da indústria farmacêutica: ampliar o acesso da população a medicações de qualidade por preços mais baixos. De acordo com a PróGenéricos - Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, esses produtos devem ser 35% mais baratos que os de referência. Atualmente, há genéricos disponíveis para mais de 95% das doenças conhecidas, das mais simples às mais complexas, cobrindo tratamentos do sistema circulatório, anti-infecciosos, aparelho digestivo, sistema nervoso central, anti-inflamatórios hormonais e não hormonais, dermatológicos, respiratórios entre outros. Como em 20/5 é comemorado o Dia Nacional do Medicamento Genérico, confira 10 dicas, sugestões e dados para trabalhar essa categoria tão relevante.
1. Movimentação do mercado
Os genéricos movimentam cerca de 1,5 bilhão de unidades, com faturamento de R$ 9,8 bilhões e 14,04% de participação, de acordo com a IQVIA.
2. Categorias mais vendidas
As categorias mais vendidas no Brasil são as de uso crônico, anti-hipertensivos, antidiabéticos, antidepressivos, anti-inflamatórios, antibióticos entre outros.
3. Importância significativa para a farmácia
Com a entrada dos genéricos no mercado farmacêutico, o consumo de substâncias essenciais à manutenção da saúde, sobretudo as destinadas ao controle de doenças crônicas, foi ampliado nos últimos anos.
4. Tendência de crescimento
A tendência é que a categoria cresça bastante, já que os próximos anos reservam vencimentos de patentes importantes, de produtos para cardiologia, patologias do sistema nervoso e Parkinson, que em breve terão suas versões genéricas disponibilizadas à população.
5. Oportunidades para os varejos e consumidores
O segmento oferece a possibilidade de vários tratamentos a preços mais acessíveis, sendo um ponto primordial para gerar venda. Como é muito significativo e com um mix de ofertas extenso, os valores e descontos comerciais são mais competitivos, criando oportunidades de negócio e mais alternativas de escolha para o público.
6. Os usuários de genéricos no Brasil
Segundo a pesquisa Perfil do Consumidor de Medicamentos no Brasil 2013, elaborada pelo Datafolha/ICTQ, a maior parcela dos compradores de farmácias e drogarias é do público feminino (55%), com média de 41 anos de idade, exercendo atividade remunerada e pertencendo à classe C.
7. Melhore a exposição do medicamento genérico
Cada farmácia possui a sua estratégia de gerenciamento de categoria, formada por produtos substitutos e complementares. A indústria pode sugerir a exposição nas gôndolas, promoção e localização de layout da loja. No entanto, é o varejo que decide seguir a orientação ou não.
8. Gerencie seu estoque
Uma boa prática é a utilização de softwares de gestão que são grandes aliados na organização e ajudarão a evitar erros comuns, como o excesso de estoque, principalmente em um segmento com muitos SKUs como é esse setor.
9. A importância do Dia Nacional do Medicamento Genérico
Mesmo já consolidados no mercado, a data auxilia na conscientização da relevância de munir as pessoas com informações sobre o genérico, sua bioequivalência com o de referência, intercambialidade e confiança no produto.
10. Melhore sua estratégia de venda para os medicamentos genéricos
A informação é a base para este negócio. O varejista precisa estar por dentro de dados do mercado que potencialize as suas vendas, além de passar ao consumidor confiança quanto à eficácia do segmento.