as 10 + | Higienizadores nasais: indispensáveis no mix de inverno
Os meses mais frios e secos do ano são a oportunidade perfeita para a proliferação de vírus que acometem adultos e crianças – como gripes e resfriados e também, doenças como pneumonia, asma, rinite alérgica e bronquite.
Além dos medicamentos consumidos pelo grande público, o higienizador nasal, conhecido como, fluidificante nasal, pode ser um aliado na prevenção e no tratamento das patologias. “Os fluidificantes nasais auxiliam nos sintomas nasais comuns, como gripes e resfriados, que são bastante recorrentes entre as crianças. A utilização destes produtos torna-se importante para manter a saúde respiratória. Ao remover o muco nasal e as secreções purulentas, o acometido consegue respirar com mais facilidade, evitando possíveis incômodos, além de minimizar as inflamações da mucosa, permitindo que o nariz possa filtrar o ar de impurezas e permitir a entrada ideal de ar nos pulmões”, explica a gerente de marketing responsável pela linha de consumo da Herbarium, Mariana Corrêa.
De acordo com ela, no caso das crianças, que não conseguem assoar o nariz com eficiência, os fluidificantes auxiliam na limpeza nasal, garantindo mais segurança e conforto para os pequenos, que ao estarem com a respiração correta, conseguem se alimentar e dormir melhor.
No inverno, os surtos de gripes e resfriados também favorecem o uso desses produtos, aliviando os desconfortos respiratórios dos pacientes nos dias mais secos, por exemplo. Já no verão, o produto é indispensável para manter a mucosa com a umidade necessária para filtrar o ar que vai para os pulmões – que precisam de ar limpo para ter a oxigenação adequada.
“Muitas questões favorecem esta categoria, entre elas o clima seco, bruscas mudanças climáticas e doenças respiratórias recorrentes. A congestão nasal, por exemplo, é uma queixa presente em diferentes períodos do ano, permitindo que os fluidificantes sejam comercializados ao longo de todos os meses e em alta escala. Para se ter uma ideia, dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial revelam que mais de 15% dos brasileiros sofrem com a inflamação das mucosas dos seios da face, ou seja, de sinusite. Este tipo de doença, assim como a rinite, são grandes alavancas para esse mercado”, revela Mariana.
Apesar de toda a sua oportunidade, de acordo com a consultora especialista em varejo farmacêutico, Silvia Osso, o potencial da categoria crescerá ainda mais quando mais médicos divulgarem seu uso, bem como os farmacêuticos orientarem na Atenção Farmacêutica.
Segundo ela, é importante observar:
Como os produtos são classificados como Over The Counter (OTC), podem ser encontrados na prateleira da seção de soluções salinas, fora do balcão.
Estes fármacos devem ser expostos no autosserviço, junto de seus principais concorrentes, ao alcance dos olhos e das mãos dos clientes da farmácia.
Os preços devem estar destacados por apresentação de forma a não haver confusão por parte do cliente.
A prateleira deve estar abastecida para que não haja ruptura.
A exposição deve facilitar com que o consumidor encontre o produto que mais lhe interessa rapidamente.
Apostar em materiais de comunicação tem papel importante nessa seção.
A executiva diz ainda que a categoria de fluidificantes nasais possui um alto giro e potencial de venda durante todo o ano. E aumenta ainda mais durante os períodos secos e de inverno. É essencial que o ponto de venda (PDV) se mantenha abastecido e atualizado sobre novos produtos/apresentações. A exposição da categoria, bem como a precificação adequada, são fatores cruciais para o sucesso das vendas.
Um dos locais de exposição é junto aos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) para resfriados, gripes, entre outros. De acordo com a Hypera Pharma, é recomendada a sinalização na gôndola, com os nomes das subcategorias e testeiras com nomenclaturas claras e objetivas ao cliente, ajudando-o a localizá-las com mais facilidade.
Além disso, comenta a empresa, a criação de pontos extras dá visibilidade e soluções de compra. Para que tudo isso seja bem-sucedido, é importante treinar e preparar a equipe para assegurar a organização, abastecimento e principalmente, a orientar o shopper da melhor forma possível.
Tipos de aplicadores
Existem diversos tipos de aplicadores no mercado. Entre eles:
Jato 360º contínuo:
com tecnologia one-way-out que inibe a contaminação do conteúdo do frasco. Diferente do spray, pode ser usado em qualquer posição, pois tem um jato contínuo.
Jato 360º: suave e contínuo para a aplicação em bebês - bico aplicador anatômico que funciona como o dos adultos, mas com tamanho especial para crianças e bebês.
Seringa: de plástico, sem agulha, pode aspirar soro fisiológico para higienização das narinas.
Spray: jato que deve ser utilizado com o rosto inclinado para cima para que o líquido saia com facilidade.
Fontes: gerente de marketing responsável pela linha de consumo da Herbarium, Mariana Corrêa; e a consultora especializada em varejo, Silvia Osso
Dez dicas para vender mais higienizadores nasais
1. Positivação dos produtos. Disponibilizar itens de qualidade em seu portfólio.
2. Trabalhar a categoria de forma clara com planograma atrativo.
3. Ter uma boa exposição, com um bom faceamento.
4. Utilizar materiais promocionais que chamem atenção do shopper.
5. Precificação clara e atualizada.
6. Equipe bem treinada.
7. Trabalhar tanto ponto natural quanto ponto extra com promoções.
8. Utilizar a ferramenta de cross-merchandising. Por exemplo: alocar os produtos ao lado de fraldas.
9. Explorar as zonas quentes das gôndolas.
10. Aproveitar ações promocionais no período sazonal de inverno como: pontos próximos ao balcão, checkout, exposição em encartes.
Fonte: gerente de marketing responsável pela linha de consumo da Herbarium, Mariana Corrêa