as 10 mais | Dezembro Laranja

as 10 mais | Dezembro Laranja

Com a campanha do Dezembro Laranja, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) espera contribuir com a conscientização sobre os riscos do câncer de pele  e a importância da fotoproteção.
Para prevenir o câncer de pele, é importante fazer uso do protetor solar em horários de maior intensidade do sol (entre 10h00 e 16h00) e de camisetas e bonés. Apenas com estas atitudes já é possível reduzir as chances de surgimento da doença em cerca de 40%.
Realizar uma consulta dermatológica por ano, além de ficar atento aos sinais de alerta.


Sinais de alerta
Para facilitar a identificação de lesões suspeitas, é consenso entre os dermatologistas “a regra do ABCDE” (abaixo), que lista os sinais importantes e de fácil percepção pelo paciente.
A de assimetria: se a pinta ou mancha apresentar assimetria;
B de bordas: irregulares, com contornos mal definidos;
C de cor: múltiplas cores na mesma lesão (tons pretos, azuis ou avermelhados etc.);
D de diâmetro: lesões com mais de cinco ou seis milímetros;
E de evolução: mudanças na cor, tamanho, forma ou na sensibilidade de uma lesão ou pinta, ou ainda se houverem lesões que não cicatrizam.



Na farmácia

Caso o cliente relate lesões da pele, como pintas assimétricas e com múltiplas cores é ideal recomendar que ele procure um médico. Além disso, é possível replicar a campanha nas lojas, com informativos e muita orientação focada na importância do uso de protetor solar.