as 10 + | Primavera- verão 2023 - prepare sua loja!
Uma nova temporada vem aí e com ela, uma infinidade de novas possibilidades de negócios, já que hábitos de consumo característicos das estações passam a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Sendo assim, como deve ficar o mix das farmácias?
De acordo com a conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar), Teresa Cristina Zanon, é fundamental:
- Avaliar o histórico de vendas das categorias que obtiveram sucesso ou baixa demanda na primavera anterior;
- Comparar as vendas com o mesmo período do ano anterior;
- Fazer um cruzamento de dados com o desempenho do mercado, via estudos de auditorias, como IQVIA, Close-Up e Nielsen, por exemplo, que são mensais;
- Buscar fazer uma pesquisa junto ao seu cliente frequente e alinhar expectativas de preços e promoções;
- Verificar na região em que atua o posicionamento da concorrência e ações que estão aplicando ao shopper;
- Avaliar os fornecedores (indústrias/marcas) que representam 80% do faturamento da loja;
- Analisar os estoques e a validade de produtos.
“Para elaborar um mix mais próximo do ideal, a gestão de compras deverá analisar os dados para começar a fazer o planejamento das aquisições, abastecimento e execução para o ponto de venda (PDV)”, recomenda.
Depois de fazer esse levantamento, é fundamental pensar em estratégias para aumentar as vendas. Segundo Teresa, a farmácia é um canal que o shopper procura se abastecer na vizinhança e de forma contínua. Portanto, é necessário evitar a ruptura de produtos.
“A loja bem abastecida, com base no histórico de vendas e uma análise de mercado, já estará priorizando as principais categorias e outras oportunidades que as indústrias oferecem nos formatos de promoções nos encartes”, afirma.
A conselheira também comenta que se o estabelecimento possuir um calendário de trade marketing, poderá avaliar com as indústrias as melhores oportunidades para desenvolver promoções de preço “de/por”, ofertas industrializadas “leve 3 pague 2” ou com foco na operação do PDV.
“Isso só exige uma comunicação efetiva, por exemplo, na compra da segunda embalagem, pague com 50% de desconto ou, ainda, um encarte bem segmentado contemplando os 4P´s do marketing”, ensina.
A consultora especializada em varejo, Silvia Osso, completa dizendo que os produtos de inverno não saem totalmente do cadastro das lojas, eles apenas se adequam à demanda da nova estação. Já os de verão são comprados com foco nos próximos três meses baseados em dados e fatos obtidos no software da farmácia.
No que diz respeito à ambientação, todos os produtos devem ficar em seus pontos naturais na categoria e subgrupo adequado. “O layout da farmácia não deve ser alterado porque os clientes gostam de comprar em locais onde estão habituados e tem comodidade para efetuar suas compras”, revela Silvia.
Segundo ela, as pontas de gôndolas, os cestos, os cubos expositores e o checkout devem ser muito explorados com produtos de primavera-verão e bem sinalizados.
A sócia fundadora da Mind Shopper, Alessandra Lima, lembra que essas categorias são altamente impulsionadas por lançamentos e os pontos extras são de extrema relevância para a exposição desses itens, além dos pontos naturais. Elas têm maior potencial de venda se lembradas pelos consumidores. “Se eles veem os produtos expostos, se lembram daquele item, há o despertar de uma curiosidade e acabam comprando.”
Ela pontua que há dois momentos de compra: para uso individual e para o uso coletivo da família, mais fortemente com a categoria de proteção solar, que a usuária compra itens específicos para o rosto, com uma performance melhor e benefícios agregados, e também, para a família, que seriam as embalagens maiores, para uso corporal. “Vale uma comunicação lúdica e visual, remetendo ao verão e também com características e benefícios dos produtos ou até mesmo, um apelo mais educacional, reforçando, por exemplo, a importância do uso do filtro solar.”
Categorias que merecem destaque
- Protetores solares (facial e corporal);
- Loções pós-sol;
- Cremes hidratantes;
- Bronzeadores;
- Depilatórios (lâminas, ceras e cremes);
- Esmaltes;
- Tinturas e colorações;
- Kits descolorantes;
- Desodorantes;
- Sabonetes líquidos.
Dez dicas para vender mais na temporada
1 -Entender a necessidade do seu consumidor, levando em consideração o valor e os benefícios ofertados.
2 - Apresentar as novidades para garantir que o cliente tenha a opção de escolha e encontre o que busca
.
3 - Garantir a visibilidade desta categoria e diversificar a exposição como em ilhas, displays no chão, pontas de gôndolas e ponto extra.
4 - Explorar canais de comunicação próprios para levar dicas de saúde, inovações, como aproveitar o verão com segurança.
5 - Disponibilizar opções de combos para o consumidor.
6 - Conhecer os produtos. O vendedor perde a credibilidade e a possibilidade da venda quando um cliente faz perguntas que ele não sabe responder.
7 - Saber mostrar aos clientes os benefícios dos produtos.
8 Conhecer os concorrentes. o profissional deve conhecer as vantagens em relação aos outros produtos semelhantes, possíveis concorrentes, e deixar isso bem claro ao cliente.
9 - Entender o papel que cada marca representa para seu consumidor.
10 - Conhecer as novidades e lançamentos com os fornecedores e dar destaque à elas nas gôndolas.