ATIVOS E FÓRMULAS | Hipoalergênicos, o que são?

ATIVOS E FÓRMULAS | Hipoalergênicos, o que são?
Sem cheiro, sem conservantes, não comedogênico. Novos termos que passeiam por embalagens modernas e a importância que representam para consumidores com pele sensível ou que têm predisposição a alergias.

Em um parque industrial e de pesquisa gigante e dinâmico, como é o que compõe o mercado de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), todos os dias chegam às prateleiras produtos cada vez mais específicos para cada necessidade demonstrada pelo consumidor. São pequenos detalhes, que às vezes passam despercebidos, que diferenciam e tornam cada opção ideal para cada momento e cada demanda.

A palavra Hipoalergênico é composta do prefixo grego hipo-, que pode significar ‘abaixo’ ou ‘pouco’, e do termo “alergênico”, que derivado de allergikos significa ‘aquele que pode desencadear uma reação alérgica’. Partindo dessa definição, produtos Hipoalergênicos são formulados a partir da eliminação ou substituição de ingredientes que apresentam alta probabilidade de serem irritantes ou alergênicos. É importante ressaltar que, pelas diferenças apresentadas em cada indivíduo, um produto Hipoalergênico não pode garantir risco zero de ocorrências alérgicas, sendo sempre recomendado fazer um teste aplicando o produto em uma pequena área do braço e verificar se há alguma reação.

Como um dos principais destaques na farmácia, os produtos que compõem a categoria de HP (Higiene Pessoal) precisam de atenção especial nos atendimentos, solucionando as principais dúvidas do consumidor. Estar atento as informações contidas nos rótulos, identificar e ressaltar no PDV características especiais de cada produto utilizando sinalização clara e integrar recursos digitais, como QR Codes, que disponibilizem e destaquem os benefícios dos produtos e conteúdos de apoio, são estratégias que vão atrair a atenção e impulsionar as vendas, com qualidade e excelência.


Fragrâncias e perfumes

Considerados os alérgenos mais comuns em produtos de HP, as fragrâncias e perfumes englobam uma vasta gama de combinações químicas e estão presentes nos produtos mais diversos. Alguns produtos têm em sua embalagem a inscrição “Sem Perfume”, outras trazem a frase “Sem Cheiro”. Apesar de parecerem a mesma coisa, não são. A Galderma Brasil explica que, “segundo a EPA (Environmental Protection Agency, EUA), “sem perfume” indica, simplesmente, que não foi adicionada qualquer fragrância, substâncias com reconhecido potencial alergênico. Já produtos “sem cheiro”, por outro lado, podem conter fragrância adicionada, ou outras substâncias mascarantes, seja para encobrir um cheiro desagradável ou para dar impressão que o produto não tem cheiro, mascarando o cheiro característico de matéria-prima. Então, só porque um produto não tem cheiro evidente, não significa que ele seja seguro para pessoas sensíveis a fragrâncias”.

Para a Nivea, que acaba de lançar a linha de Desodorantes Derma Control, a ideia é unir proteção de até 72h com nutrição, uniformização do tom da pele e prevenção de irritações, com versões femininas e masculinas. “A linha Derma Control leva a expertise da Nivea em skincare também para os desodorantes, com fórmulas que cuidam e protegem as axilas, reforçando nosso compromisso com inovação e cuidado completo com a pele”, afirma Danilo Moreira, Head de Marketing da Nivea Brasil. Nivea Derma Control Restaura protege e contribui para a restauração da pele sensível, com fragrância hipoalergênica e ativos de cuidado com a pele, como Hialurônico Puro e Vitamina E. Garante proteção eficaz e conforto diário.


Sobre conservantes e comedogênicos

O sucesso na busca da Saúde Mental está ligado diretamente ao equilíbrio do corpo e da mente. Adotar práticas de alimentação saudável é fundamental, tendo nos suplementos alimentares um grande aliado na obtenção da energia necessária para o bom funcionamento do sistema imune, saúde neuromuscular e metabolismo energético.

"Mesmo sem perceber, muitos brasileiros não consomem a quantidade ideal de nutrientes ao longo do dia, o que não é apenas uma questão de 'comer bem', mas sim de saúde e funcionamento celular. As consequências dessa lacuna nutricional são muitas vezes silenciosas, mas perigosas. A curto prazo, é possível sentir fadiga constante, dificuldade de concentração, baixa imunidade e uma maior propensão a infecções”, explica o Dr. Augusto Vieira, líder médico da divisão de Consumer Health da Bayer Brasil.

Como inovação, Lizbeth Sandoval, Diretora de Marketing da Bayer Consumer Health no Brasil ressalta, "sabemos da correria do dia a dia do brasileiro, que a cada momento exige o máximo da pessoa. Seja na dupla jornada de trabalho, nos desafios da maternidade ou no cuidado incansável com a família, a energia pode parecer simplesmente sumir. Por isso, o Novo Redoxon Energy foi pensado e desenvolvido para dar o impulso de energia natural que as pessoas precisam e para que, no fim, elas tenham energia para fazer o que gostam".