atualidade | Dia dos Namorados: é importante explorar a sazonalidade!

atualidade | Dia dos Namorados: é importante explorar a sazonalidade!


O próximo Dia dos Namorados promete um alto fluxo nas lojas, principalmente com o consumidor mais propenso a comprar presentes, como aponta um estudo feito pela Globo, em que mostra que as pessoas estão valorizando muito mais os relacionamentos, ou seja, essa também é uma oportunidade para aumentar o ticket médio da farmácia. Mas, para isso, é preciso que o varejista comunique bem ao seu consumidor as principais oportunidades e tenha o mix ideal de produtos.

Segundo a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, as vendas de itens de Higiene & Beleza (H&B) crescem entre 10% e 15% em datas sazonais quando a loja está bem layoutizada e com as categorias corretas em seus locais – além das ações promocionais e ótima sinalização visual. “É preciso fazer um trabalho bem mais focado para se obter resultados, já que nem sempre as pessoas pensam na farmácia para comprar ‘presentes’. É importante destacar também artigos como preservativos e géis lubrificantes nas divulgações tanto na loja física quanto na venda online”, resume ela.

A NIVEA acredita que o Dia dos Namorados é uma data muito importante para farmácias e drogarias de todo o País. Por isso, é fundamental que os estabelecimentos explorem a sazonalidade e todo o romantismo que a data carrega por meio de campanhas publicitárias, decoração temática e kits de produtos específicos. É importante que as farmácias sejam criativas e incluam também a diversidade de pessoas, gêneros e orientações sexuais na hora de encantar os consumidores. 

De acordo com a empresa, no Dia dos Namorados as pessoas tendem, cada vez mais, a investir em presentes de menor custo, por isso, produtos de cuidados pessoais e beleza são ótimas apostas, como hidratantes, loções, produtos para barba, cuidados com a pele etc. Entre as principais oportunidades, a NIVEA destaca: 

Itens para cuidados faciais: água micelar, tônicos e produtos que promovem cuidados intensos a longo prazo, como séruns.

Cuidados com o corpo: hidratação, loções bronzeadoras ou protetores solares.

Opções para hidratar e proteger os lábios: hidratantes labiais.

Produtos masculinos: desodorantes, hidratantes e produtos para os cuidados com a barba com fragrâncias marcantes e cuidado delicado.

Produtos para a higiene diária:  sabonetes e desodorantes.

“Os kits especiais e temáticos são ótimos para oferecer opções práticas e completas de presentes para a data mais romântica do ano. Por exemplo, um kit de hidratação e cuidados com a pele, ou um de cuidados com a barba ou, ainda, produtos para banho”.

Além de categorias já trabalhadas, o Dia dos Namorados é uma oportunidade para focar em produtos temáticos, como preservativos e géis lubrificantes. “Hoje, em termos de inovação, o mercado de preservativos apresenta uma gama de variações com diversos fins para deixar a relação mais agradável, íntima e até mesmo divertida. É possível encontrar, por exemplo, preservativos com tecnologias para retardar a ejaculação; preservativos texturizados e flavorizados para inovar em experiências; preservativos mais finos ou que proporcionem uma sensação de pele com pele – para quem deseja uma relação mais íntima e voltada para o toque –; e, claro, uma linha mais clássica”, revela o gerente de marketing Sênior Sexual Wellbeing Reckitt Health & Nutrition Comercial, André Mendes.

Para atingir todo o público, ele explica que o varejista pode trabalhar com alguns segmentos, como: 

Básico  (com produtos mais clássicos e tradicionais)
 
Intimidade  (itens mais finos e com tecnologia que  melhora a sensação de contato)

Diversão  (com sabor, texturizados e com foco em sensações)

Performance  (que ajuda a melhorar a performance, retardando a ejaculação e estimulando o prazer)

Os géis lubrificantes também podem ter mais vendas na data sazonal. Esses produtos podem, de acordo com a NIVEA, ser incluídos em kits temáticos que envolvam promoções, além de itens para cuidados íntimos, que podem ser uma ótima opção para os clientes.

“No canal farma, os consumidores podem encontrar uma diversidade muito grande de produtos que contribuem para a saúde e para o autocuidado. Adicionalmente, o varejo farmacêutico possui uma abrangência e capilaridade que vêm de encontro à nossa luta para promover o acesso aos melhores produtos. Assim, a farmácia não promove apenas um ambiente de saúde e bem-estar, como também permite que o consumidor encontre estes produtos de forma fácil em suas lojas”, comenta Mendes, da Reckitt Health & Nutrition Comercial.

É importante que as farmácias sejam criativas  e incluam também a diversidade de pessoas, gêneros e orientações sexuais na hora de encantar as pessoas consumidoras para a loja.

Como  aumentar  o fluxo 

Para aumentar o fluxo de clientes na loja e aproveitar o apelo da data, é importante que o canal farma invista em ações de marketing e decoração temática no ponto de venda (PDV). Contar com o suporte de fornecedores também é importante para garantir o estoque apropriado e as capacitações necessárias para os times de atendimento das lojas. O atendimento personalizado e atencioso é fundamental para vendas eficientes e satisfação das pessoas consumidoras.

Ações que podem ser feitas para o Dia dos Namorados, aliadas ao cross-merchandising

Estratégia de comunicação: esta é uma data em que o canal farma compete com todo o varejo de diversos segmentos e pode ser um desafio atrair a clientela com tantas opções interessantes. Conquiste os clientes com antecedência, apostando em canais que façam sentido para o seu público, como redes sociais, panfletos, campanhas em mídias online e offline.

Promoções exclusivas: como descontos em produtos selecionados ou brindes especiais para compras acima de um determinado valor, além das experiências de compra diferenciadas. 

Equipes capacitadas: para oferecer um atendimento de qualidade e orientar os clientes sobre os produtos oferecidos. O primeiro passo para a fidelização o atendimento de excelência.

Organize um mix atraente: com o que tem na loja e até com os produtos que estão com pouco giro! Diminua a margem; componha kits numa bela embalagem; os exponha em pontas de gôndolas com cartazes sugestivos.
Pontos extras e cross-merchadising: no checkout devem ficar apenas os produtos de altíssimo giro, que são objeto de compra por impulso. A exposição em pontos extras, se bem localizadas, aumentam as vendas: um hidratante labial poderá ser exposto junto com maquiagens, por exemplo. Assim como cuidados íntimos perto dos preservativos.

Fontes: NIVEA e a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso