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Depois do Natal, o Dia das Mães é uma das datas que mais impulsionam as vendas no varejo brasileiro e as farmácias deve aproveitar a sazonalidade para alavancar a venda de itens de Higiene & Beleza (H&B), como dermocosméticos e kits presenteáveis.
Nos últimos anos, aconteceram algumas mudanças de comportamento e mais atenção às rotinas de autocuidado e beleza, portanto, dar atenção a essas categorias com disponibilidade de produtos, ações especiais, quando possível, e preços atrativos são formas de fazer o Dia das Mães ser um grande momento de vendas.
“É importante trabalhar todas as categorias relacionadas com o feminino e a maternidade, bem como itens que estão com pouco giro. Diminua a margem; componha kits em uma bela embalagem; os exponha em pontas de gôndolas com cartazes sugestivos. Tenha certeza de que os produtos que pretende promover estão ao alcance fácil do cliente com ótima sinalização visual e de preços”, explica a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso.
Como aumentar o fluxo de clientes na loja?
É preciso desenhar uma estratégia de comunicação muito eficiente, afinal, é uma data que será trabalhada em lojas de todos os segmentos. Pense em como atrair a clientela com antecedência, utilizando os canais de maior fluxo e eficiência para o seu negócio – redes sociais, panfletos, campanhas em mídias online e offline. Converse com seus fornecedores sobre preços e kits promocionais e garanta que até o final da campanha tenha o estoque e o sortimento necessários para a demanda.
Fonte: NIVEA
A profissional afirma que o mix existente na farmácia é bastante extenso e permite excelentes oportunidades de vendas. A data trabalha com emoção e afetividade, portanto o apelo na comunicação deve estar sempre em mente. O varejo deve focar desde produtos de beleza facial e corporal em forma de dermocosméticos e nutracêuticos até aos mais simples como sabonetes, aromatizadores e cremes corporais. Podem ser oferecidos também alguns itens de maquiagem.
“A maioria das indústrias de H&B oferece kits, com preços atraentes, para essa data. Eles podem ser de todos os valores e apelos, tipo kit banho (com sabonete e desodorantes); kit mãos (esmaltes, removedores etc.); entre outros. Algumas opções também podem ser montadas pela farmácia usando cestos; latas; baldes ou outros envoltos em celofanes e laçarotes, pois ainda têm um grande apelo para os consumidores”, comenta Silvia.
De acordo com a NIVEA, a campanha completa, incluindo exposição e comunicação, deve ser atrativa, encantadora e ter conexão afetiva com a data. É importante deixar as opções de produtos ou kits muito bem expostos para cativar e influenciar a decisão de compra daqueles que irão presentear as suas mães. É fundamental, também, que a promoção destes produtos e marcas abrace a diversidade e a pluralidade de mães em suas inúmeras origens, características e perfis.
“Toda a layoutização e localização das categorias não devem ser mudadas. Os produtos pensados para essas datas e com apelos afetivo/emocionais devem estar no ponto natural e serem colocados em destaque nas pontas de gôndolas e pontos extras; com decorações bem trabalhadas. Tenha certeza de que os produtos que pretende promover estão ao alcance fácil do cliente com ótima sinalização visual e de preços. Evite barreiras que dificultem ou impossibilitem a circulação dos clientes. Além disso, mantenha a entrada da loja livre para facilitar o acesso”, complementa Silvia.
Também é importante preparar os funcionários a fim de que eles entendam que a data é importante para as vendas da empresa. Oriente os colaboradores para que ofereçam um bom atendimento, com simpatia e conhecimento. No período que antecede o Dia das Mães, a emoção é o que impulsiona a ação do consumidor para uma compra não planejada. Por isso, há produtos que fazem mais sucesso, como aqueles que evocam sentimentos bons de carinho, cuidado e amor.
“Crie na semana anterior a distribuição de algum mimo, como lembrete que a data se aproxima e o ofereça como gentileza aos que entram em sua farmácia. Entregue uma simples balinha com um cartão dizendo: ‘Sua mãe gostaria de ser lembrada! Temos muitos produtos com lindas embalagens’; ou ainda ‘Vem chegando o Dia das Mães, que tal verificar os itens que temos para presenteá-la?’”, finaliza Silvia.
Principais desejos de consumo das mulheres em beleza
Há muitos itens para serem disponibilizados. Alguns são campeões de vendas, como:
- Cremes hidratantes para o rosto;
- Máscara de cílios;
- BB cream para a região dos olhos,
- 5 em 1 ou com Fator de Proteção Solar (FPS);
- Sabonete líquido para o corpo;
- Protetor labial;
- Batom matte gloss;
- Desodorantes femininos;
- Lenço umedecido para o rosto;
- Protetor solar FPS 50;
- Combos: xampu + condicionador.
Fonte: consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso