Dia dos Pais: aumente as vendas do seu PDV com itens esportivos para papais atletas
Extenso e diversificado, o segmento pode ser amplamente explorado pelo canal farma na conquista desse público
Dentro da farmácia, o universo esportivo masculino abrange muito mais do que suplementos alimentares, multivitamínicos e bebidas energéticas. Aliados a eles, entre os corredores e gôndolas, desodorantes, protetores solares, géis de cabelo e MIPs para traumas e dores musculares atendem prontamente as necessidades dos adeptos às atividades físicas regulares. Nesse contexto, a celebração do Dia dos Pais, em 11 de agosto, é uma boa ocasião para propor inovações na hora de presentear os papais atletas, intensificando, assim, a venda de itens esportivos que podem satisfazê-los.
“Por incrível que pareça, os géis de cabelo são dos mais procurados pelos que praticam ginástica ao ar livre, esporte profissional ou mesmo corrida, porque eles não querem ficar desarrumados”, aponta a consultora de empresas e especialista em desenvolvimento de pessoas e varejo, Silvia Osso. A profissional afirma que a seção esportiva masculina inexiste dentro do canal farma e que os itens com esta proposta, na verdade, integram diversas categorias, como “Masculinos”, “Boa forma”, “Ortopédica” etc.
De acordo com Guilherme Souza, diretor-adjunto da Unidade OTC da EMS, que produz o Bálsamo Bengué, pomada para o alívio de dores musculares, o sortimento desses produtos deve adequar-se ao perfil de consumidores que frequentam o estabelecimento. “Se o PDV recebe a visita de muitos homens em busca de fármacos para dores musculares, por exemplo, é preciso considerar manter em estoque marcas e formatos diversos, como pomada, gel, aerossol, entre outros, para que o cliente possa encontrar o de sua preferência”, recomenda.
Bem expostos e sinalizados
Guilherme pontua que, caso a farmácia tenha uma área de autoconsumo, é importante a organização desses itens por categoria, devidamente expostos e precificados para facilitar a identificação e a escolha do usuário. “Precificar é, de fato, um ponto importante, porque artigos sem preço passam a impressão de serem caros e podem gerar desistência da compra por conta dessa falta de informação”, alerta.
Fatores como a disponibilidade e o fácil acesso aos itens esportivos na gôndola, além do bom atendimento prestado por uma equipe bem treinada e a boa sinalização/comunicação devem ser sempre considerados, pois são pontos essenciais que influenciam na tomada de decisão.
Mais chances de venda
A montagem de kits que tenham por objetivo oferecer uma solução completa aos consumidores pode ser uma boa estratégia para aumentar o faturamento, como destaca o diretor-adjunto da EMS. Segundo ele, é viável, inclusive, gerenciar a exposição de artigos complementares próximos uns dos outros, de modo a facilitar a experiência de compra.
Silvia acrescenta que a produção de packs é bastante comum entre as indústrias farmacêuticas em datas festivas como o Dia dos Pais e que não abrangem especificamente o tema esportivo, mas sim todas as categorias masculinas. “É preciso, entretanto, que eles sejam expostos de maneira reforçada em pontos extras, como pontas de gôndola e caixas expositoras. O PDV também deve investir em embalagens mais atraentes e sofisticadas, ou mesmo nécessaires, e na parte visual, com cartazes e frases alusivas à data, de modo a dar ênfase aos presentes”, indica.
Mesmo em casos de artigos também vendidos em supermercados, o canal farma leva a vantagem por oferecer um serviço mais customizado e especializado. “Por isso, é importante ter uma equipe bem treinada para responder às dúvidas dos consumidores, bem como uma oferta alinhada ao perfil de clientela da região. Aliado aos preços competitivos, isso pode fazer das farmácias ótimas alternativas para a compra de itens de esporte”, enfatiza Guilherme.
Revista Panpharma