em foco | Balconista: indispensável para o funcionamento das farmácias
O Dia do Balconista é comemorado anualmente em 30 de outubro, no Brasil. A data reforça que é por intermédio dos balconistas ou atendentes que os clientes se comunicam inicialmente com a loja, sendo considerados a “cara” da marca, empresa ou estabelecimento.
Além de saber informar corretamente e prontamente os clientes sobre todos os produtos e serviços, deve ser sempre simpático e atencioso com o público. São responsáveis também pelo processo final de uma compra, fazendo o controle do caixa.
A principal função do balconista de farmácia é atender ao público. Portanto, o maior requisito para que a pessoa possa realizar bem esta tarefa é saber lidar com as pessoas, sendo educado, gentil e prestativo, ao mesmo tempo em que transmite seriedade, segurança e competência na interação com os clientes.
Assim, é válido afirmar que o bom atendente de farmácia reúne as seguintes habilidades comportamentais (soft skills):
• Empatia com o próximo, ou seja, saber se colocar no lugar do outro.
• Disposição para entender as necessidades dos clientes.
• Capacidade de se expressar bem (boa oratória).
• Boa organização.
• Postura profissional.
De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti, entre as principais atividades do balconista estão:
• Oferecer ajuda aos clientes que estejam junto à área de autosserviço procurando algum produto.
• Colaborar na inspeção das diversas áreas da loja para que sejam evitados furtos, sinistros, manter a organização e a arrumação de seu local de trabalho, evitando deixar materiais fora do lugar a eles destinados.
• Esclarecer dúvidas dos clientes com relação a produtos existentes em sua loja, como localização, posologia, entre outros.
• Procurar conhecer os medicamentos, mantendo-se atualizado sobre novos lançamentos. Estar atualizado sobre os produtos que estão em oferta para melhor informar aos clientes.
• Orientar o cliente sobre medicamentos de referência; genéricos, similares, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e outros.
• Manter cuidado na leitura de receitas médicas, olhando sempre a frente e o verso da receita e consultar a gerência ou o farmacêutico sempre que tiver dúvida na interpretação da mesma.
• Efetuar a venda de produtos controlados, observando todos os cuidados necessários, inclusive mantendo o armário permanentemente fechado à chave e sempre em local reservado.
• Providenciar para que todos os demais produtos expostos estejam sinalizados com as etiquetas de gôndola.