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Inverno com vendas aquecidas

Uma das estações mais importantes para o canal farma chega em junho e preparar-se é fundamental para evitar rupturas e, consequentemente, aumentar os ganhos

 

Os tempos são outros, mas o inverno não deixa de ser o período em que a população fica mais atenta aos cuidados com a saúde de uma maneira geral. Além do ressecamento da pele e dos cabelos, a estação traz um maior pico de doenças respiratórias, o que reflete diretamente na procura de produtos para alívio e tratamento, gerando oportunidades de ofertar artigos correlatos e melhor orientar as pessoas no uso, conforme explica a assessoria de imprensa da Hypera Pharma que ainda salienta o quanto a covid-19 alavancou as vendas pelos e-commerces, tornando-os totalmente relevantes não só para aquisições como para consultas, enfatizando também a importância do varejo farma ter estratégias multicanais. 

Roberta Farina, diretora de marketing da P&G Health, complementa mostrando o quanto é imprescindível que as farmácias entendam e mapeiem os hábitos de consumo dos seus shoppers¹ para estarem mais preparadas para oferecer tudo que é necessário para incrementar a cesta. Nesse momento, é fundamental a manutenção da saúde e os clientes buscam cada vez mais produtos ligados à imunidade e prevenção, o que deve ser destacado nas gôndolas.

“É essencial que as lojas tenham um sortimento adequado e com boa visibilidade. O público, cada vez mais, espera gastar o menor tempo possível fazendo compras. Além disso, é indispensável ter opções de entrega em casa ou retirada no PDV. A parte de conveniência é muito importante para a clientela”, adiciona. 

MIPs: destaques da estação

Segundo a assessoria de imprensa da Hypera Pharma, cerca de 50% das vendas da categoria de gripe e resfriado² estão concentradas no período que vai de maio até agosto. Porém, em 2020, aconteceu uma fase de alta estocagem no primeiro trimestre devido ao baixo contágio pelo isolamento causado pelo novo coronavírus, havendo uma retração. 

De qualquer modo, a assessoria da indústria ressalta que gripe é um segmento presente no dia a dia do público e que continuará sendo um padrão comum de doenças, bem como seus variados sintomas (nariz entupido, rinites, sensação de cansaço e dor no corpo/cabeça, irritação de garganta entre outros), conforme a vida for retornando “ao normal” e a população volte a se expor aos ambientes e à mudança climática característica do inverno.

Assim, recomenda aos empresários que elaborem um mix o qual atenda os vários perfis de shoppers e, para isso, é primordial garantir a diversidade de marcas e faixas de preço dando mais de uma alternativa, de escolha de acordo com o desembolso do cliente, considerando ainda as inovações que oferecem tratamento dia e noite; antigripais infantis; bem como os formatos distintos que são importantes nas categorias de descongestionantes nasais (jet, spray, com e sem xilitol etc.) e até mesmo as formulações diferenciadas em antialérgicos de primeira e segunda geração (comprimidos com menor efeito de sedação, “não causam sono”). 

Falando especificamente do trato respiratório, muito afetado durante a estação, a assessoria de imprensa da Hypera Pharma informa que há uma ampliação significativa por descongestionantes nasais, sendo que as apresentações de jato contínuos são as mais procuradas, representando 46% das vendas desse mercado, pela sua praticidade na hora da aplicação.

Roberta reforça que o setor de gripes e resfriados, independente do momento que estamos vivendo, tem uma aceleração de demanda na estação, mas os consumidores também estão buscando produtos de prevenção e aumento de imunidade. “Portanto, é essencial que a farmácia mostre um leque de opções que proporcione esses cuidados da melhor forma e com as principais soluções disponíveis”, acrescenta. 

Vendas aquecidas

Estratégias diferenciadas de exposição, CRM e promoções são fundamentais para potencializar os ganhos na temporada. A assessoria de imprensa da Hypera Pharma comenta que, para facilitar a navegação e escolha do MIPs, é preciso segmentá-los, deixando claro a função/necessidade buscada (antigripais, antialérgicos, descongestionantes, garganta, tosse entre outros) e que tenham proximidade nas prateleiras, pois muitas vezes os sintomas se sobrepõem (indivíduo com mais de um sinal).

Além disso, salienta outras ações interessantes para incrementar a cesta dos clientes: 

  • Pontas de gôndola abastecida com itens que componham a farmacinha de inverno (MIPs de gripe, agregando medicações para dor e febre, vitamina C etc.);

  • Dupla exposição também no balcão, região com alto fluxo e próximo dos balconistas e farmacêuticos, incluindo mercadorias que tornaram-se relevantes, como as vitaminas para imunidade;

  • Cross categoria com acessórios como termômetros, umidificadores entre outros;

  • Uso de clip strip, ampliando os pontos de contato do shopper;

  • Apostar em estratégias de CRM ao pesquisar determinados produtos com a ideia de ofertar os demais que podem complementar a cesta;

  • Ações de ‘Leve mais, pague menos’ para estimular a compra de uma cesta completa com cross de subcategorias (antigripais, descongestionantes, garganta, tosse de várias indústrias).Por exemplo: leve tantos itens diferentes e ganhe 30% de desconto.

Referências:

¹Shopper: pessoa que decide a compra. ²Fonte: PMB IQVIA 2019 PPP. Informado pela assessoria de imprensa da Hypera Pharma.