em foco | Planejamento estratégico: essencial para um novo ano
Uma empresa sem planejamento estratégico tem um cenário menos saudável e deixa oportunidades passarem. Entretanto, nem todos os gestores ou empresários sabem como realizar um planejamento realmente eficaz.
“Todo planejamento estratégico envolve as atividades de mercado, mas também as atividades ligadas à gestão do negócio. Então, as áreas internas incluem no planejamento investimentos por exemplo em softwares, treinamento, revisão de processos, visando tornar todo o sistema mais eficaz a ponto de permitir que isso seja percebido pelo cliente que está na ponta final. Como ele percebe? Agilidade, melhor preparo da equipe, produto que não falta, preço justo, ambiente de segurança e confiança”, resume o professor da ESPM, Ricardo Pastore.
Segundo o profissional, as necessidades do cliente são mapeadas por meio de pesquisas e estudos de mercado.Outro tema que deve estar no radar é a gestão do estoque. “Esta é uma preocupação que o empresário precisa, estrategicamente, levar em conta, uma vez que deve dispor de uma quantidade certa de produtos para realizar cada campanha. O cálculo precisa ser feito de maneira estratégica para que não faltem e nem sobrem produtos. É indicado que seja realizado o cálculo de giro (média do estoque dividido pelo volume de vendas) dos produtos em outros períodos do ano, para entender a vendagem em tempos de sazonalidade”, comenta a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso.
Ela também cita a gestão de logística. Não adianta comprar produtos, ter estratégias de marketing e canais de vendas, se o produto sofrer atrasos na entrega. Por isso, todo o processo de compra e logística deve acontecer com muita antecedência para que não haja problemas. Com o intuito de evitar atrasos, algumas ações devem ser tomadas, como o controle de todo estoque e o monitoramento diário de todos os itens.
Entre os temas que não podem faltar no planejamento estratégico estão: o novo comportamento do consumidor; a área de experiência do cliente; e-commerce; pontos de venda (PDVs); transformação digital; internet das coisas; realidade aumentada e virtual; inteligência artificial; automatização de processos; entre outros.
“O planejamento estratégico é uma estrutura que tem que ser cumprida no seu todo. Não pode haver um planejamento que se preocupe apenas com o cliente, sem tratar da concorrência, por exemplo. Sem estabelecer uma revisão do relacionamento com fornecimento, estratégia de preço, assim por diante. Todas as variáveis devem ser exaustivamente trabalhadas nesse momento”, alerta Pastore.
Passo a passo do planejamento estratégico
Estudo de mercado
O estudo de mercado, inicialmente, serve para entender quem são os concorrentes – diretos e indiretos – e quais são os perfis e hábitos de consumo deles. Onde se enquadra, refere-se ao tamanho da operação e prioridades de investimento. É possível entender o macro de quem compõe esse mercado e sua posição perante a ele. Quais são as virtudes e as falhas da concorrência e as suas também. Você passa a ter medida de comparação sobre o que está sendo oferecido, de que maneira e como você pode competir.
Métricas de monitoramento
Métrica é o registro de cada acontecimento durante o trabalho. Todos os dados, insights e análises coletados em um planejamento estratégico acompanham a jornada munindo de informações que irão embasar todas as decisões.
Gestão de pessoas
A estratégia de negócio tem que ser um processo participativo. As pessoas que compõem seu negócio possuem suas próprias percepções. Por isso é importante montar um time que esteja engajado e alinhado com as metas e objetivos.
Sistema de gestão empresarial
Um ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é sobre automação de tarefas. Se quer reunir diferentes áreas do seu negócio e gerenciá-las em um único software, essa é a melhor opção para integrar em uma interface visual o andamento do progresso do planejamento estratégico. Nele todos os dados ficarão centralizados e se pode extrair vários insights e traçar estratégias, baseado em informações concretas e atualizadas.
Gestão financeira eficiente
É fazer com que o negócio seja saudável e ande bem das pernas. É a segurança para o tático do planejamento estratégico, já que é o que mexe com o dinheiro.
Burocracia em dia
Burocracia é uma necessidade que toda empresa, independente do enquadramento, precisa enfrentar. Alguns dos pormenores que merecem atenção são: Escrituração Tributária, Obrigações Acessórias, como Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS); Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) e Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF).
Fonte: consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso