Espaço da farmácia | Caminho para as vendas

Caminho para as vendas

A fila do caixa deve ser considerada como um ambiente extra de venda, servindo como um último estímulo para a saída dos produtos


Assim como o próprio caixa, o espaço de espera para o pagamento é bastante atrativo para trazer mais ganhos ao seu PDV quando trabalhado de forma assertiva. 

Messias Cavalcante, profissional do segmento farmacêutico, mestre e professor na área de marketing e palestrante de cursos do Sincofarma/SP, explica que, na visão do cliente, esse momento deve ser o mais rápido do atendimento, pois suas necessidades principais já foram resolvidas, o que reitera a importância de organizar o ambiente de maneira estratégica, sendo a última chance de apresentar as novidades, itens de uso contínuo que o público acaba sempre comprando e, com esse formato de distração, diminui-se a percepção de demora da fila.

“As pessoas têm pressa, mas permanecem curiosas, logo usar esse local para divulgar lançamentos, artigos adquiridos com frequência ou promoções é interessante para ajudar o consumidor a permanecer na farmácia, em estado de comprador, por mais alguns minutos”, afirma. 

 

Aumentando a visibilidade da área

O uso de material de PDV é essencial para o sucesso das vendas das mercadorias nas filas dos checkouts. Entre as diversas opções, Messias destaca:

Splash de preço;

Tags de promoção;

Wobbler;

Displays de balcão que também podem ser aplicados nos móveis ao redor dos caixas, incluindo pontas de gôndola próximas;

Displays de chão os quais favorecem e muito a demanda. 

“Lembre-se, cada vez que você expõe melhor, aumenta a chance de vender mais. Porém, a utilização excessiva das peças tende mais a prejudicar do que auxiliar, por isso a importância do rodízio de promoções entre os produtos dessa área. Uma boa estratégia seria, entre as categorias disponíveis, indicar de uma a duas ofertas como forma de atração. Essa rotatividade ajuda a manter a atenção do cliente sempre renovada”, alerta. 

 

Gerando mais vendas

De acordo com o professor, deve se considerar a fila do caixa como um ambiente extra de venda, isto é, servindo como um último estímulo para a saída dos produtos. Além disso, Messias comenta que o local oferece forte oportunidade para a aceleração dos ganhos de itens como:

 

“Ainda é fundamental incluir as embalagens econômicas. Vale ressaltar que quanto mais conhecidas as marcas expostas e produtos-chave com promoções atrativas e bem sinalizadas melhor, justamente pela rapidez do espaço. Também é importante saber que nosso hábito de visão é da esquerda para a direita (do modo como lemos) e, nesse sentido, sugiro começar a organização com os itens sazonais, na sequência os artigos da farmacinha, principalmente os que estão na mídia, e, por fim, a bomboniere com o mesmo pensamento de destaque para aqueles que estão sendo divulgados pelas indústrias”, ensina Messias.

 

Acerte em cheio na fila do caixa

Confira as dicas dadas pelo professor e arrase nas vendas!