Espaço da Farmácia - Pontas de gôndola de sucesso

Pontas de gôndola de sucesso 

Trabalhar com acessórios corretos, iluminação e comunicação adequadas atraem ainda mais a atenção do shopper, provocando um maior desejo de compra

Você sabia que as pontas de gôndola podem trazer muitos ganhos para sua farmácia? Camila Dalmédico, gerente de marketing da Metalfarma, informa que, quando bem organizadas, essas áreas são capazes de gerar incremento na cesta de compra, aumento de ticket médio e no faturamento, além de melhorar a experiência, facilitando a jornada dentro do PDV ao apostar em práticas como ponto extra e cross merchandising com correlatos. “São espaços de destaque dentro da loja e, por isso, precisam ser trabalhados com estratégia”, salienta.

O que colocar nas pontas de gôndola?

Camila explica que o ideal é investir nos destaques da categoria da gôndola em questão, ou seja, na prateleira de higiene pessoal, por exemplo, a orientação é que em suas pontas de gôndola estejam expostos os produtos mais relevantes desse mesmo segmento. 

Quanto à escolha dos artigos, a gerente de marketing da Metalfarma mostra que precisam ser definidos de acordo com a estratégia de cada estabelecimento: maior valor agregado, com maior rentabilidade, sazonais, lançamentos que estejam na mídia, combos, kits com brindes, mercadorias negociadas com a indústria pela localização privilegiada, aqueles que fazem parte do calendário promocional do comércio entre outros.

“Vale ressaltar que a utilização de dados de vendas e margens como critério de definição de ocupação desses locais é uma prática primordial para a seleção de quais incluir. Se o lojista deixar que itens com baixa importância ocupe o espaço daqueles com alta representatividade no negócio, poderá prejudicar suas vendas impactando na rentabilidade do seu PDV”, acrescenta.

Atraindo a atenção dos clientes

Pontas de gôndola diferenciadas, com acessórios corretos, iluminação e comunicação adequadas atraem ainda mais a atenção do shopper*, provocando um maior desejo de compra. 

Uma excelente dica dada por Camila, que inclusive é aplicada no showroom laboratório da Metalfarma, é apostar em temas os quais comunicam o público sobre a oportunidade e os benefícios que encontrará naquele grupo exposto. Por exemplo: uma gôndola que trabalha perfumaria pode ter como tema de sua ponta: “Sua linha completa para um cabelo de revista”. 




Fonte: Ponta de gôndola LIFE Metalfarma®.



“A definição da exposição dos produtos também vai depender do perfil de cada loja. É necessário ter em mente que a visualização dos artigos inseridos mais próximos à altura dos olhos é maior, dessa maneira deve-se utilizar essas primeiras prateleiras com inteligência, sabendo que os itens colocados precisam ser estratégicos em questões de rentabilidade e posicionamento”, recomenda a gerente de marketing da Metalfarma. 

A sazonalidade ainda é válida para o espaço, levando em consideração mercadorias com grandes margens e até para funcionar como tema para tal estação, incentivando a compra por impulso. Camila exemplifica: “no inverno, trabalhar com uma linha para hidratação profunda (corpo, rosto e lábios). Já no verão, cuidados com o cabelo com o gatilho da maior exposição ao sol, praia e piscina. O que pode agregar mais é a utilização de acessórios acoplados à ponta de gôndola, como um display cross, aumentando a área de venda e criando novas oportunidades em períodos sazonais”.

*Pessoa que decide a compra