Espaço na farmácia | Planeje-se para o verão
A temporada de verão está chegando e, junto com ela, a alta nas vendas de diferentes categorias do varejo farmacêutico. De acordo com o Close-Up International, categorias como dermocosméticos, hidratantes, protetores solares e repelentes crescem, entre dezembro e março, 20% a mais do que o período de abril a novembro – considerando os anos de 2021/2022/2023. Nos meses de verão, cresce 9% e entre dezembro e março 14,2%.
“O planejamento de produtos de verão deve ser traçado com ações já por volta agosto e setembro, fazendo compras antecipadas de produtos de sazonalidade, vendo a demanda do ano anterior, e fazendo negociações de volume, para que tenhamos preços atrativos”, explica a diretora da Germinar Consultoria, Carla Bovo.
Entre as novidades para a época mais quente do ano, diz a gerente de marca La Roche-Posay, Isabelle Martins, o consumidor brasileiro está buscando, cada vez mais, novos produtos que atendam suas necessidades e encaixem na sua rotina. Com isso, a demanda por filtros solares que tenham uma maior eficácia de proteção solar (contra raios UVB, UVA Longos e Ultralongos) torna-se cada vez mais recorrente.
“Aliado a isso, o consumidor busca benefícios secundários associados a essa eficácia de proteção solar, como: controle de oleosidade, anti-idade, textura ultra invisível, textura fluida, cobertura de maquiagem e outros”, comenta a gerente.
Falando de inovações, para quem procura um protetor solar antioleosidade, o Anthelios Airlicium, possui a tecnologia Airlicium que reduz a oleosidade da pele. Falando de proteção solar com cor, o Novo Anthelios Ultra Cover combina a melhor performance de maquiagem de uma base com o mais alto rigor de fotoproteção; e por fim, para quem procura o melhor filtro solar contra os danos causados pelos raios ultravioleta (UV), o novo Anthelios UV Mune 400 é o mais indicado.
Já no mercado de hidratantes, a NIVEA aposta em linhas como a Beleza Radiante, criada especialmente para as peles negras. O produto corporal promete realçar o brilho natural da pele negra com a hidratação certa para uma pele seca, reduzindo a aparência das estrias. Já a versão facial uniformiza o tom da pele, reduz marcas escurecidas e tem efeito matte.
Para os consumidores que buscam simplicidade no dia a dia, a marca lançou o Cuidado Completo 5 em 1, que em apenas um produto oferece 48 horas de hidratação profunda, proteção contra o ressecamento, cuidado nutritivo, pele mais bonita e saudável e maciez imediata.
Organização correta
Para se planejar para a data sazonal, um dos primeiros passos é alinhar com os distribuidores. Carla, da Germinar, explica que isso deve ser feito de forma antecipada, pedindo para que apresentem oportunidades de negócios para o final de ano.
“A negociação do prazo depende da procura de compra, que deve ser ajustada pela demanda de venda e colocar metas mensais, o ideal é estender o prazo ao máximo. Mas é preciso negociar caso a caso, não existe uma solução pronta”, alerta ela.
No caso do estoque, a especialista afirma que ter uma meta de crescimento de ao menos 15% é o ideal para atender o incremento de vendas. Além disso, o varejista tem de fazer uma análise prévia do que foi vendido nos anos anteriores.
“O estoque mínimo é assegurado pelo sistema, mas ele precisa estar configurado para isso. Ele garante que o produto não zere com tanta facilidade e deve ser colocado nos produtos sazonais de classificação de curva A e B”, revela ela.
Por outro lado, para entender o que deve sair ou ser reduzido do mix, é preciso ser feito um trabalho de Gerenciamento por Categorias (GC) sério e atento para acertar de acordo com a demanda do período estabelecido.
Por fim, se o pagamento for à vista, precisa ter um desconto que valha a pena. Entretanto, geralmente se faz de forma prolongada com desconto menos agressivo, mas com uma segurança maior.
Produtos em alta no verão – para pequenos e médios varejistas
Entre os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), não se esqueça de trabalhar com analgésicos e medicamentos para o sistema digestivo.
Itens de proteção solar, desodorantes, produtos para picadas de inseto, produtos para queimaduras, produtos de torção, higiene pessoal, higiene íntima, itens para cabelo e corpo, desodorantes, podem ser trabalhados. É uma época do ano em que as pessoas usam mais estes produtos.
Fonte: diretora da Germinar Consultoria, Carla Bovo