Especial GC | Protetor solar ganha destaque na cesta de verão
Vem chegando o verão... e com ele, a necessidade de pensar no gerenciamento das categorias da farmácia para vendas que aumentem o ticket médio e gerem margens melhores.
Segundo informa o diretor executivo comercial da Coty Brasil, Bruno Wolmer, o varejo deve iniciar o planejamento e preparar as suas lojas para receber produtos focados na alta temporada com pelo menos três meses de antecedência. “A temporada de verão, terá início em 7 de setembro, com duração de cerca de seis meses (até fevereiro), representando mais de 70% das vendas da categoria.”
O executivo revela que é muito importante entregar iniciativas que contribuam para a potencialização das vendas neste período tão relevante para a categoria de proteção solar. “Assim, é necessário garantir abastecimento dos pontos de venda (PDVs), bem como trabalhar assertivamente a visibilidade e a comunicação dos produtos-chave. É preciso ter sortimento de diferentes opções de marcas e fatores de proteção solar (FPS), garantindo também que sejam expostos produtos em subcategorias: facial, corporal, aerossol, protege/bronzeia e bronzeador.”
Ele complementa dizendo que a categoria de proteção solar voltou a crescer bastante na última temporada de verão, devido à diminuição das medidas restritivas relacionadas à pandemia. “A expectativa é que tenhamos mais uma forte temporada neste ano também. Essa categoria potencializa vendas de outras, focadas em cuidados com a pele, como é o caso de hidratantes, ou seja, trabalhar com o conceito cross category é uma estratégia interessante, pois contribui no aumento de itens na cesta, além do ticket médio dos consumidores durante o verão. Para garantir uma boa temporada, é necessário abrir mais espaço para no período de sazonalidade, pois a categoria mais que dobra de faturamento entre setembro e fevereiro.”
Sendo assim, Wolmer revela que durante esses meses, além de destaque nas gôndolas, é preciso ter mais espaço nas lojas com materiais de merchandisinge inclusão de pontos extras, principalmente para itens promocionais. “Essas são ótimas ferramentas para contribuir com a otimização das gôndolas, além disso, garantir mais frentes de produtos com alto giro e fazer apostas em lançamentos, packs e itens de maior ticket médio serão ações efetivas não só pelo abastecimento, mas para o varejista ter crescimento das vendas na temporada de verão.”
De acordo com a NIVEA, deve ser feita uma análise para entender as principais movimentações da última temporada. Isso apoiará a revisão de sortimento que deve preparar a loja para o novo ciclo. “É importante entender quais as linhas mais procuradas pelos consumidores, quais os SKUs se destacaram e refletir estes insights na revisão de sortimento e planogramação da temporada. Indica-se, além disso, que durante a temporada haja reforço de segmentos específicos, com a linha kids.”
A empresa diz ainda que o sortimento da loja deve ser revisado considerando a produtividade dos itens por segmentos, garantindo que a loja tenha soluções para atender os diferentes tipos de shopper. Se, no entanto, o item é pouco produtivo e o seu segmento já possui representatividade por meio de um substituto, aí sim a loja pode considerar a restrição. “É importante também que o varejista revise o layout da loja, avaliando oportunidades de aumentar a exposição da categoria durante a temporada no ponto natural e na disposição de pontos extras. Isso faz com que a loja tenha espaço para as apostas da indústria, já que os lançamentos têm um importante papel para a categoria, especialmente durante a temporada.”
Exposição que otimiza vendas
Alguns pontos são essenciais para otimizar as vendas de produtos de proteção solar durante o período de alta sazonalidade, confira as dicas de Wolmer, da Coty:
• Garantir maior abastecimento, aderente ao aumento da demanda do período, além de ganhar outros pontos de visibilidade na loja, visando incrementar pontos de contato e comunicação com o consumidor;
• Ter os produtos corretos no momento certo auxiliam no aumento do fluxo de loja e fidelização desses consumidores, contribuindo para o crescimento de faturamento;
• Os lançamentos e itens promocionais (packs) também ajudam a atrair clientes. Os materiais de comunicação visual das marcas nos PDVs também são fundamentais para ajudar os clientes na escolha dos produtos que entrarão na cesta de compra.
É muito importante que a categoria de proteção solar tenha exposição por marca (verticalmente) e por subcategorias (horizontalmente). O gerenciamento pode ocorrer da seguinte forma:
• Subcategoria facial no topo da gôndola (nas prateleiras superiores), seguido dos aerossóis – ambos possuem maior ticket médio e devem estar na zona “quente” da gôndola, bem à altura dos olhos do consumidor;
• Na sequência os protetores corporais, responsáveis por compor a maior seção da gôndola dada significativa representatividade de mercado; e protege/bronzeia e bronzeador encerrando a disposição horizontal (nas prateleiras inferiores);
• Os itens em cada subcategoria devem ser organizados do maior FPS para o menor, sempre no sentido do fluxo do corredor.
Essa padronização da categoria auxilia o consumidor a encontrar produtos por marcas, subcategorias e fatores de proteção solar (FPS) desejados, aumentando assim a conversão de compra.