O papel do farmacêutico na melhoria da saúde da população
O Dia Nacional da Farmácia fortalece a missão do profissional da farmácia com a sociedade
De acordo com a Resolução de n° 572/2013, da Constituição Federal de Farmácia (CFF), a Saúde Pública está entre as 10 linhas de atuação do farmacêutico. Assim, aliando a outras datas do calendário de saúde celebradas em agosto, no Dia Nacional da Farmácia, em 8 de agosto, reforçamos o papel dele no aprimoramento das condições da Saúde Pública e na conquista do bem-estar social, atuando, especialmente, na prestação de informações e na gestão eficiente dos medicamentos, tornando os tratamentos efetivos.
Como bem define o sócio-diretor da Recycle, consultoria com foco em treinamento e estratégias de marketing para indústria e varejo farmacêutico, Messias Cavalcante, o farmacêutico atua como ponte entre a prescrição médica e a correta adesão à farmacoterapia.
“Cabe a ele tirar dúvidas que, muitas vezes, o paciente deixa de esclarecer com o médico, como sobre interação e melhor horário para a ingestão dos fármacos”, exemplifica.
Reforçando a proximidade cultural do profissional com a população, o professor adjunto de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Campus Araraquara, Rodolpho Telarolli Junior, complementa que, por estar sempre presente nos estabelecimentos que comercializam medicamentos, realizando assistência farmacêutica, e pela facilidade de comunicação, ele é uma figura sempre procurada em casos de problemas de saúde. “Aconselha as melhores soluções preventivas e curativas e indica outras instâncias do sistema de saúde em situações que demandam soluções mais complexas”, esclarece.
Dia Nacional do Combate ao Colesterol (08 de agosto)
O colesterol alto é fator de risco para várias doenças e, em especial, eventos cardiocirculatórios, a exemplo do infarto agudo do miocárdio e dos acidentes vasculares cerebrais (AVC). Por isso, é importante mantê-los sempre dentro dos parâmetros saudáveis.
“Existem testes rápidos, com pequenos aparelhos e fitas de uso único e descartável, similares aos utilizados para medir a glicose, que podem ser realizados em farmácia. São menos utilizados por faltar conhecimento por parte da população, porém, muito úteis como uma primeira triagem para a identificação dos níveis elevados de colesterol”, indica Telarolli.
Messias adiciona a possibilidade de realizar um cadastro desse tipo de paciente, de modo a acompanhá-lo a cada visita à loja, e sugerir opções nutracêuticas, como Omega 3 e Fitoesterol, que oferecem benefícios reais a quem sofre de hipercolesterolemia.
Dia Nacional do Combate ao Fumo (28 de agosto)
O tabaco é, atualmente, a principal causa de morte evitável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estando associado ao aumento de riscos de doenças cardiovasculares, respiratórias e diversos tipos de cânceres. O vício também pode prejudicar tratamentos e cabe ao farmacêutico orientar quanto a isso, sem ser invasivo, o que requer sensibilidade e experiência.
O canal farma disponibiliza vários produtos de venda livre que auxiliam no abandono do tabagismo, a exemplo dos que fazem reposição de nicotina (goma de mascar ou adesivo). “São auxiliares poderosos para quem já está predisposto a abandonar o tabagismo, mas o uso deve ser bem orientado, já que existem várias concentrações de nicotina neles”, aponta Telarolli. Há, ainda, os que já tentaram essas soluções, sem sucesso, e precisam do auxílio psicológico e de medicação via oral prescrita. Identificadas essas situações, o profissional deve conduzir o cliente a procurar um psicólogo e um médico.
Revista Panpharma