O que saber para vender a categoria masculina
Tudo o que a sua loja precisa saber para vender a categoria masculina
O mercado brasileiro de produtos masculinos é o segundo maior do mundo. Aproveite já essa oportunidade e arrase, também, no Dia dos Pais!
Segundo Silvia Osso, mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas, nos últimos anos, o homem tornou-se um forte alvo de consumo e vem ganhando destaque, principalmente, com lançamento de linhas especiais para a pele, cabelo e barba.
Um dos maiores exemplos dessa movimentação é a grande evolução de categorias específicas e inovadoras para barba e bigode, com diversos itens, ingredientes e fragrâncias e, também, a propagação de barbearias.
“Cada vez mais consciente da importância de se cuidar, o público masculino passou a demandar artigos com atributos e benefícios próprios para suas necessidades que fossem além do desodorante e do perfume. Como resposta, várias marcas começaram a investir em itens exclusivos”, adiciona Silvia.
Por que investir na categoria masculina?
Silvia explica que o novo perfil do consumidor se deve justamente à mudança de comportamento do público com relação aos cuidados pessoais e a vaidade. O setor segue em crescimento, mas é fundamental estar atento aos desejos e às particularidades dos shoppers.
“Atualmente, o mercado brasileiro de produtos masculinos é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Os homens têm buscado frequentemente informações sobre cosméticos e tratamentos tanto pessoalmente quanto na internet ou em outras mídias sociais”, afirma.
A consulta ainda mostra o que move os clientes na hora de fazerem suas compras:
• O homem percebeu que uma boa aparência e o cuidado ajudam a ter sucesso pessoal e profissional. Demandam por praticidade e artigos que descomplicam a rotina estão no topo da lista. Nesse ponto, itens com multibenefícios ganham a preferência;
• Eles estão mais exigentes: sabem que sua pele e cabelo, por exemplo, têm necessidades distintas das demonstradas por mulheres. Assim, buscam por marcas que oferecem especificidade;
• Por ser um tipo de consumidor que aumenta a cada dia e tem um grande potencial de compra, merece atenção. Para eles, o apelo antifúngico e antibacteriano é muito bem-vindo. Sabonetes que também possam ser usados ao barbear são mais apreciados;
• Outro fator interessante é entender a forma de aquisição: enquanto as mulheres gastam cerca de 42 minutos com cuidados pessoais diariamente, os homens ficam nos 28 minutos, mas ambos procuram produtos que se traduzam em facilidade e conforto no seu dia a dia. São objetivos e gastam mais quando percebem o custo-
benefício, diferentemente das mulheres que adquirem mais por impulso;
• As melhores oportunidades no segmento de cuidados pessoais masculinos estão na linha de skin care; barba e, depois, higiene corporal (banho e desodorante).
A Mind Shopper reforça o comportamento de compras: pragmático, prático e objetivo. Eles:
• Comparam menos o preço;
• Compram mais do que a mulher em menos tempo;
• Não querem ficar circulando pela loja
• Contam com o índice de conversão maior que o feminino;
Quais categorias são prioritárias?
Para Silvia, quando se pensa em produtos direcionados ao público masculino, vale levar em consideração as seguintes tendências:
Produtos multifuncionais
A praticidade no cuidado diário é o principal para os homens. Um item que cumpra várias funções: shampoo que é body wash e ainda tenha ação como um creme de barbear é um bom exemplo.
Produtos multibenefícios
Querem, em poucos passos, conseguir o maior número de benefícios possíveis. Desse modo, pensam em cremes faciais que não apenas hidratam a pele, mas também previnam rugas, proporcionem proteção solar, controlem o brilho e forneçam vitaminas.
“Os homens concordam em pagar o preço por todas essas qualidades. Entre as principais empresas de cosméticos do país, o ticket médio das compras feitas por eles gira em torno de R$ 100”, informa a consultora.
Produtos para a barba
Continuam em alta e podem gerar grandes oportunidades. Além dos tratamentos e cuidados específicos feitos nas barbearias, os brasileiros estão investindo em artigos de uso em casa. Com isso, surgem alternativas como shampoo, óleo e até pente para a barba. Cuidar dessa área passou a ser um momento prazeroso e que pede dedicação, assim como a mulher faz com o cabelo.
“A atração por produtos especiais (premium) é outra tendência que tem destaque. Perfumaria fina, embalagens e ingredientes diferenciados são desejos deles, por isso toda atenção será bem recompensada”, salienta.
Falando exclusivamente das categorias, Silvia recomendar criar um setor denominado Homem, Masculino ou Artigos masculinos o qual deve ter, no mínimo, as seguintes opções:
Desodorantes: aerossol, roll-on, cremes, sticks, sprays;
Itens para barba: aparelhos, incluindo os descartáveis e respectivas cargas; cremes, gel e espumas; loções pós-barba; acessórios como pincéis entre outros;
Artigos pédicos: calicidas, antimicóticos desodorantes e talcos;
Acessórios masculinos e femininos: preservativo, lubrificantes íntimos, vaselina, sabonetes líquidos;
Produtos de HB: tinturas para cabelos; shampoo e condicionadores (inclusive os anticaspas); perfumes e fragrâncias; gel e cremes de pentear e para o corpo entre outros;
Dermocosméticos voltados para skin care.
Atrativos para vender mais
De acordo com a Mind Shopper, o ideal é agrupar as categorias que fazem parte do universo masculino em um mesmo espaço. Como não gostam de passear pela farmácia, é interessante que as gôndolas fiquem próximas à entrada do estabelecimento, trazendo a praticidade que demandam.
Com relação ao atendimento, Silvia comenta que a personalização é uma das características mais importantes para os homens, pois precisam de conhecimento e confiabilidade ao efetuarem suas compras, o que se dá tanto via e–commerce e outras mídias sociais quanto presencialmente. “Quem os cativa consegue clientes fiéis por um bom tempo”, complementa.
Dia dos pais: ações para alavancar os resultados
Para a data, a consultora de empresas ressalta que os segmentos masculinos nunca devem mudar de lugar no PDV, mas sim estarem bem sinalizados para fácil identificação. Entretanto, é válido colocar kits ou estojos, por exemplo, em pontos extras, como as pontas de gôndola, a fim atrair os shoppers. Outra dica é apostar na divulgação do mix e ofertas para os pais em folhetos assim como site e demais mídias.
“Atenção: o comércio eletrônico vai ser um dos canais mais utilizados para as compras de presentes do Dia dos Pais por causa da pandemia e do isolamento social, portanto é essencial utilizar as alternativas digitais para estimular o desejo, além de oferecer facilidades de pagamento e entregas com prazos pequenos”, aconselha Silvia.