O seu PDV

6 dicas para encantar as mulheres na sua farmácia

Aproveite o dia delas para oferecer um atendimento de excelência e agregar valor para o seu negócio

 

Por que não aproveitar o dia delas para encantá-las em sua farmácia? Afinal, as mulheres continuam sendo o maior público do canal farma representando entre 65% e 70% das compras, configurando-as como clientes em potencial, fazendo com que seus comportamentos, escolhas e hábitos sejam imprescindíveis para todas as estratégias adotadas no PDV*. 

“Mulheres são mais exploradoras na jornada de compra, ou seja, costumam interagir com mais categorias do que os homens, sem necessariamente adquirirem. O desafio é aumentar a taxa de conversão (ainda há 27% de oportunidade), de preferência em segmentos de maior valor agregado”, salienta Alessandra Lima, sócia-diretora da Mind Shopper.

Alessandra também ressalta o quanto elas esperam lojas bem sinalizadas, com setores bem determinados, itens organizados, funcionários dispostos a esclarecer dúvidas e a passar informações adequadas, incluindo até tudo o que o dermatologista prescreveu ou as principais novidades que as blogueiras estão mostrando em suas redes sociais. “Qualidade do atendimento ainda fala alto, sem comentar da agilidade. Hoje, mais do que nunca, as mulheres buscam por estabelecimentos que facilitem suas vidas”, afirma.


Encante suas clientes e venda muito!

1. Layout certeiro

Segundo Alessandra, agrupar categorias correlatas e que são majoritariamente compradas por mulheres em um único corredor ou próximos cria a sensação de um “espaço feminino” no comércio. Principais: cabelos (shampoo, condicionador, tratamento, coloração/transformação dos cabelos), cuidados femininos (absorventes, sabonete íntimo), unhas (cutelaria, esmaltes), cuidados com a pele (hidratantes, óleos, protetor solar), depilatórios, desodorantes entre outros.

2. Sortimento adequado evita rupturas

Estar atento aos principais lançamentos do mercado, especialmente quando se trata de cuidados com cabelos, pele e unhas. Além disso, é preciso ter atenção aos segmentos de maior giro para evitar rupturas. “Vale lembrar que os itens de higiene pessoal e cosméticos passam a ter um peso cada vez mais relevante na cesta desse público em farmácias e drogarias”, adiciona a sócia-diretora da Mind Shopper.


3. Exposição que faz a diferença

Organização dos modulares e, se possível, expor as categorias conforme a árvore de decisão de cada uma delas. Novidades, tendências, atendimento customizado são os aspectos que mais atraem mulheres ao PDV.

4. Ambiência/Comunicação

Para a sócia-diretora da Mind Shopper é indispensável comunicar de forma adequada a fim de ajudar na localização e escolha dos produtos, principalmente, os grandes grupos (cabelo, cuidados femininos entre outros).

“A farmácia tem um diferencial importante que é a ambiência: atentar-se para que a iluminação seja agradável, limpeza impecável (piso, gôndolas entre outros), fatores os quais contribuem muito para uma boa experiência de compra”, adiciona

5. Atendimento de excelência

Com relação aos setores de menor penetração e alto desembolso – dermocosmético é o melhor exemplo – vale a pena ter um especialista para tirar eventuais dúvidas com o intuito de fazer uma venda mais consultiva e personalizada. Não precisa ser um recurso exclusivo e dedicado o tempo todo, pode ser um bom atendente da loja, mas que seja treinado para exercer também esse papel. Dica: as indústrias costumam ter treinamentos prontos para ajudar na construção desse conhecimento.

6. Ativações

Em datas comemorativas ou mesmo no cotidiano, mas com um pouco de planejamento, Alessandra sugere a criação de oportunidades para ampliar as vendas por meio de estímulos como: Festival da beleza/ Festival de cuidados com a pele; promoções (além de desconto, pensar em opções de leve/pague ou distribuição de brindes); exposição em pontos extras; ações diferenciadas, por exemplo, com uma dermoconsultora aplicando produtos, palestras sobre beleza entre outras. 

“É fundamental saber que as mulheres brasileiras estão entre as mais vaidosas do mundo. Cabelos e pele são determinantes para sua autoestima e, assim, elas estão sempre em busca de tratamentos que as auxiliem na jornada de cuidados diários. Estar com os fios alinhados, hidratados e com a pele sem marcas estão entre as principais necessidades. Isso dá poder e segurança para que transitem em diversos meios, como no trabalho, em reuniões corporativas, nos compromissos das escolas dos filhos, ao reunir-se com amigas e, ainda, em um encontro íntimo”, finaliza Alessandra.