O seu pdv | Dia Nacional da Farmácia
Dia Nacional da Farmácia
As atividades relacionadas à farmácia tiveram origem por volta do século X, com as boticas ou apotecas. Nesse período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Era função do boticário conhecer e curar doenças, além de cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos apropriados para preparação e armazenamento de medicamentos.
No Brasil, a profissão surgiu no período colonial. O boticário manipulava os produtos de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Trazido de Portugal pelo governo real, o primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro. O primeiro curso de farmácia foi criado em 1832, no Rio de Janeiro, um ano após a profissão ser regulamentada.
A partir de 1950, a sociedade passou a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico. Em 1961, foi criado o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que tem como função inscrever os profissionais, registrar as empresas, fiscalizar o exercício das atividades farmacêuticas e zelar pela integridade profissional.
Com o passar dos anos, algumas regulamentações foram criadas para que a farmácia passasse a ter cada vez mais relevância, configurando-se como um verdadeiro estabelecimento de saúde.
A resolução 585 de 2013, do CFF, regulamentou as atribuições clínicas do farmacêutico e das farmácias; e a Lei 13.201/2014, definiu o papel da farmácia como unidade de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.
Durante a pandemia provocada pelo Covid-19, as farmácias assumiram um papel de destaque, pois são os estabelecimentos que estão mais acessíveis à população. Diante de um vírus respiratório altamente contagioso e cujas formas de combate ainda são imprecisas, a função de quem orienta o paciente é essencial. Da pesquisa ao atendimento no balcão, mais de 220 mil trabalhadores da área continuam atuando durante a quarentena, ainda que, para isso, tenham que colocar em risco a própria segurança.
Parabéns à todas as farmácias e a todos os profissionais que trabalham diariamente pela saúde dos brasileiros!
Fontes:www.setorsaude.com.br |www.cff.gov.br