o seu pdv | Mulheres: público predominante do varejo farmacêutico
As mulheres representam a maioria em relação ao consumo no varejo farmacêutico. Além desta representatividade, sabe-se que a mulher também possui um papel muito importante quando o assunto é o desenvolvimento da saúde de familiares, liderando as compras de medicamentos ou produtos com este objetivo. Soma-se a isto, o fato de também serem responsáveis por compras de dermocosméticos e maquiagem para uso próprio.
Segundo informa a head de trade marketing de canais da Kenvue, da Johnson & Johnson, Deborah Silva, pesquisas de consumo realmente evidenciam o papel das mulheres como decisores das compras do lar. “Ao avaliarmos o seu espaço na sociedade, como um todo, apesar de ser inegável o seu avanço nos últimos anos, é igualmente inegável que esta equidade precisa ser acelerada. E todos nós, poderes público, privado e sociedade somos responsáveis para garantir que isso ocorra com a urgência necessária.”
A executiva afirma que as mulheres representam a maior porção de consumidores de farmácias. Algumas, além de pensarem no bem-estar dos familiares quando adquirem produtos ou medicamentos, também são responsáveis por comprar para si mesmas. “No momento da compra, elas levam em consideração o perfil de cada um, optando por produtos que tragam benefícios que atendam suas necessidades. Para isso, é preciso analisar o tipo de pele ou cabelo, a rotina, as idades, as restrições, entre outros fatores.”
Perfis de mulheres consumidoras nas farmácias
A consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, lista três tipos de consumidoras das farmácias brasileiras, veja a seguir:
Despojada
Gasta acima da média das mulheres com produtos de necessidade básica (tanto medicamentosos quanto Higiene & Beleza – H&B) e com mais frequência. Se abastece tanto nas lojas físicas quanto nas digitais.
Prática
Gasta mais em produtos de consumo de massa e valoriza o custo-benefício dos itens, desde medicamentos até H&B. Por exemplo: a mulher deste perfil é engajada por promoções bem efetuadas, como xampu maior com condicionador menor; pois neste exemplo, acredita-se que o xampu acaba mais rápido, então é possível perceber a vantagem da embalagem. Se abastece tanto nas lojas físicas quanto nas digitais.
Vaidosa
É a principal cliente de farmácias e drogarias. Gasta acima da média das mulheres com produtos de cuidado pessoal e com frequência maior. Valoriza mais os medicamentos prescritos pelos médicos e dermatologistas ou influenciadores digitais (no caso de H&B). Pesquisa mais nas lojas digitais, mas dá preferência para comprar fisicamente com atendimento personalizado.
Deborah, da Johnson & Johnson, diz ainda que o público feminino preza por um atendimento especializado, consultivo e de qualidade. “As mulheres costumam pesquisar bastante e precisam sentir a confiança necessária em relação à segurança e eficácia do produto, afinal, estão comprando algo para elas ou para algum ente querido.”
Principais necessidades das mulheres em saúde e beleza
As mulheres brasileiras estão entre as mais vaidosas do mundo, segundo um estudo realizado pelo instituto alemão de pesquisas, GFK. Entre os fatores determinantes para a autoestima estão cabelos e pele, por isso, elas estão sempre em busca de produtos que auxiliem na jornada de cuidados diários.
Conquistando cada vez mais espaço na sociedade, consequentemente, criando uma rotina mais agitada, as mulheres buscam produtos que, de maneira prática, supram todas as necessidades buscadas por elas em um único produto.
Por isso, é importante abastecer as gôndolas com produtos que tenham fórmulas com componentes que, por meio de um único produto, trazem diversos benefícios e atendem múltiplas necessidades. Isso descomplica o ritual de autocuidado e otimiza o tempo dos consumidores.
Fonte: head de trade marketing de canais da Kenvue, da Johnson & Johnson, Deborah Silva
Ações especiais com a temática Dia da Mulher
É importante colocar na cabeça que o Dia Internacional da Mulher é uma data importante para o varejo. E repensar o mix de produtos vai ajudar a dar aquela estimulada nas vendas.
A data deve ser reverenciada pela sociedade e varejo pela oportunidade de reconhecer a mulher como protagonista da sua história e de fortalecer as homenagens à ela, em sinal de reconhecimento e gratidão. Em contrapartida, diversas categorias como bem-estar, beleza e bomboniere também atendem uma demanda focada no Dia Internacional da Mulher.
A seguir, algumas dicas essenciais para alavancar as vendas na data comemorativa:
• Invista em promoções, brindes e até mesmo sorteios de produtos das categorias que mais despertam o interesse das mulheres.
• Faça uma recepção para as mulheres que entram na farmácia. Envolva todos os setores, monte um planejamento e deixe esse dia ainda mais marcante e divertido para todos.
• Pense em uma decoração para a data que tenha temática voltada para esse público consumidor. A sugestão é iniciar no dia 25 de fevereiro e terminar no dia 10 de março. Use as pontas de gôndolas, como ponto extra; e trabalhe temas como: Cuide da sua beleza. Seus cachos precisam de cuidado? Sua pele, sua imagem; e por aí vai.
• Ofereça um serviço especializado como uma massagem rápida, um minicurso sobre pequenos reparos domésticos etc. Monte um espaço na sua loja para uma palestra ou bate-papo sobre autoestima e empoderamento feminino.
• É importante aproveitar a oportunidade para fornecer descontos especiais, já que isso também pode influenciar no poder de decisão na hora que elas forem comprar na sua loja.
• Cuide da saúde das funcionárias. Ofereça checkup médico, tratamentos dentários, nutricionista etc. Quando somos cuidadosos e cuidamos da saúde ficamos bem e produzimos mais.
• Que tal mostrar para todos na empresa o que as mulheres estão realizando em cada setor?
Fonte: consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso