O SEU PDV | PBMs garantem aderência dos pacientes e margem para a farmácia

O SEU PDV | PBMs garantem aderência dos pacientes e margem para a farmácia

No conceito geral, os PBMs são Programas de Benefícios em Medicamentos que, além dos descontos, fornecem análises da utilização de medicamentos e que podem impactar a gestão de doenças, democratizando o acesso aos tratamentos com preços mais relevantes e proporcionando a melhora da qualidade de vida da população. 

Como é conhecido no mercado brasileiro hoje, possui variações de serviços oferecidos e por vários segmentos. Existe a iniciativa de ativação de descontos e serviços oferecidos pela indústria que promove seus produtos junto aos médicos e seus parceiros (drogarias e distribuidores), e que agregam, além de descontos, serviços de auxílio e atenção farmacêutica aos usuários dos produtos ou mesmo uma cadeia de serviços focados na saúde e bem-estar. 

Segundo informa o gerente de soluções da InterPlayers da vertical de Fidelização e Acesso, Mauricio Teani, entre os outros segmentos de empresas com serviços oferecidos, é possível destacar as que oferecem aos seus funcionários coparticipação e desconto em folha de pagamento para aprimorar a facilidade do funcionário aos seus tratamentos. Este modelo auxiliar na qualidade de vida do funcionário permitindo minimização de sinistros decorridos de falta de acompanhamento dos tratamentos. Ele também traz benefícios para operadoras de saúde que podem também minimizar seus sinistros e apoiar com coparticipação em patologias que trazem maior riscos de internações.”

O executivo diz que em um país com dimensão continental e multicultural, é importante que os serviços oferecidos e os acessos aos medicamentos sejam democráticos e de fácil acesso a quem precisa. Utilizando, desta forma, canais digitais, comunicação efetiva com os players da cadeia de valor e parceiros estratégicos, pode-se atingir as áreas mais remotas com a mesma qualidade e efetividade que os grandes centros urbanos. “Para isso, um dos players mais importantes desta cadeia de valor são os operadores logísticos que trabalham rapidamente na reposição do produto nos estoques das farmácias e permitem sempre a disponibilidade do tratamento adequado aos pacientes. “O paciente precisa de um canal correto para entender como é a melhor forma de se tratar e para isto os programas da indústria colaboram com informações relevantes e de credibilidade para que ele se trate e sempre acompanhe sua saúde com seu médico.”

Para o diretor executivo de Negócios & Alianças na epharma, Wilson de Oliveira Júnior, os PBMs evoluíram com o passar do tempo, hoje eles são contratados por empresas diferentes. O propósito é permitir ampliar o acesso aos medicamentos com os descontos e o cuidado, ou seja, a gestão do beneficiário. Sendo assim, nas doenças crônicas, os PBMs têm um papel fundamental porque é possível, por meio do uso da medicação, entender se os pacientes estão aderentes ao tratamento e, com isso, ajudá-los na conscientização e na importância de tomar a medicação, com dicas de saúde, orientações para a melhoria da qualidade de vida e viver com a doença. “Então, há um papel importante não só no acesso, mas também na gestão do beneficiário.”

Ele diz ainda que com esses dados, o PBM virou uma ferramenta muito importante e estratégica para quando é necessário fazer uma gestão mais amplificada da saúde. Imagine, o paciente vai ao médico, recebe uma prescrição e o nosso sistema de saúde não sabe se ele fez o tratamento. “Com os PBMs, a gente consegue entender qual é a aderência do paciente em relação à prescrição, qual é o nível de comprometimento do uso de medicamento durante o período, isso ajuda a não sobrecarregar tanto o sistema de saúde, porque quando paciente deixa de tomar a medicação de uso contínuo, por exemplo, problemas adicionais ou complicações podem surgir.”
 

Benefícios amplos para as farmácias

O ponto de venda (PDV) é uma extensão do processo, tendo estoque e tendo atendimento, consegue fazer com que essa jornada seja fluida. 
Borges, da epharma, pontua que os PBMs trazem fluxo de pacientes para dentro da farmácia, o que aumenta o ticket médio, sem ser necessário aplicar descontos adicionais, porque isso já foi financiado pela indústria farmacêutica ou pela contratante. “As farmácias precisam se cadastrar nos PBMs das indústrias e a partir daí se tornam lojas credenciadas”.
Além disso, as pessoas vão para comprar os medicamentos e acabam consumindo outros produtos, ou seja, há um aumento da cesta de compras. “Além disso, o ticket médio das pessoas que compram via PBM é acima de R$ 100,00, valor bem relevante que contribui bastante para a receita da loja. Quando se faz o atendimento fluido, rápido e amigável, com estoque adequado e com qualidade, o paciente sente que a loja o fidelizou. A fidelização acontece quando o cliente tem facilidade em realizar o processo na sua loja. Por fim, com o PBM, a farmácia pode gerar mais valor, oferecendo serviços adicionais como entrega em casa, que aumentam o engajamento das pessoas.”
Teani, da InterPlayers, complementa dizendo que os programas permitem que todas as lojas ofereçam a mesma condição comercial aos pacientes e isto democratiza o atendimento no quesito preço. 

Programas disponíveis

Entre os PBMs existentes no mercado, as farmácias podem contar com o Bayer Para Você, que é simples de usar e é aceito em mais de 40 mil PDVs em todo o Brasil. Para participar, é só ter em mãos a prescrição médica para um dos medicamentos participantes, bem como alguns dados pessoais. O cadastro pode ser feito rapidamente pelo site do programa e, para ter acesso aos descontos, basta informar o CPF na farmácia. Alguns medicamentos têm até 55%, facilitando, assim, o acesso de mais pacientes que precisam utilizá-los.  
Além de descontos, o Bayer Para Você também conta com uma rede de benefícios exclusivos, pensando em proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes. São ferramentas como aplicativos (apps), sites com conteúdo informativo e uma rede de benefícios especiais, em parceria com outras empresas. 
Cumprindo com o propósito do Aché em levar mais vida para as pessoas onde quer que elas estejam, o Aché Laboratórios Farmacêuticos vem, há 12 anos, oferecendo acesso aos pacientes de diversas patologias em todo o Brasil. Por meio do Cuidados pela Vida, mais de 19 milhões de pessoas já se beneficiaram de descontos, orientações, conteúdos e diversos serviços digitais disponíveis para os pacientes.
O Cuidados Pela vida, muito além de uma plataforma de serviços de descontos, também oferece teleorientação de enfermeiros e farmacêuticos 24 horas, conteúdos customizados para cada paciente, em sua etapa de tratamento, um portal de atenção ao consumidor com mais de dois milhões de acessos mês, pílulas de conteúdos pelas redes sociais e muito mais. 
O laboratório Novo Nordisk oferece o programa NovoDia, que não se resume a um programa de benefícios em descontos, mas a um programa completo da gestão de saúde do paciente, com informações educacionais, com conteúdos para auxiliar o paciente em adquirir mais conhecimento sobre a doença e seu tratamento; suporte aos profissionais de saúde; entre outros. 

Por que marcar a Panpharma como primeira opção?

Os distribuidores podem ser seus parceiros no cadastro e oferta dos Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM).
Com a Panpharma, ao participar dos PBMs, consumidores e farmácias ganham diversas vantagens.
Para os consumidores: medicamentos com valores mais acessíveis, facilitando a adesão ao tratamento, além de dicas de saúde e qualidade de vida.
Para as farmácias: ao se cadastrar, é possível obter descontos com a Panpharma já que fazemos parte de todos os PBM. Assim, é possível oferecer mais possibilidades ao consumidor final, fidelizando-os e aumentando as vendas do seu ponto de venda (PDV).

Marque a Panpharma como primeira opção e conte com nosso auxílio em todo o processo.