OPINIÃO | Eurofarma, inovação e saúde, acessível para todos

Donino Scherer, Diretor da Unidade de Negócios de Genéricos e OTC da Eurofarma, ressalta a importância dos Genéricos e do trabalho conjunto com as farmácias em estratégias que buscam levar mais saúde ao consumidor.
1) Pesquisa e inovação assumem papel fundamental quando temos como foco as necessidades do consumidor, que é o ponto central de um mercado em constante movimento. Para a Eurofarma, o que compõe esse caminho?
Inovação está no centro da estratégia da Eurofarma. O desenvolvimento de novos produtos e a inovação incremental de fórmulas já consolidadas refletem o compromisso com a evolução contínua, o atendimento das novas necessidades dos consumidores e o fortalecimento da competitividade. Isso envolve pesquisa clínica, estudos de viabilidade, desenvolvimento de formulações mais eficazes e acessíveis que são viabilizados por investimentos constantes em tecnologia e parcerias com centros de excelência. Estar entre os líderes do setor exige uma postura ativa em relação à inovação, que vá além do produto e alcance a experiência completa do consumidor.
2) A Eurofarma possui alguns produtos que estão presentes no ranking de categorias mais vendidas nas farmácias. Em uma visão ampla, quais perspectivas e expectativas futuras desse mercado no Brasil?
A expectativa é que o setor continue crescendo acima do PIB, impulsionado pelo envelhecimento populacional, expansão do acesso à saúde e fortalecimento dos programas públicos de distribuição de medicamentos. A categoria de genéricos, em especial, já responde por mais de 35% das unidades comercializadas no país, segundo a PróGenéricos, e deve manter ritmo ascendente, com maior confiança da população e políticas de incentivo. A Eurofarma tem forte presença nesse segmento, com um dos portfólios mais completos do mercado, e continuará investindo em ampliação e inovação nesse pilar estratégico.
3) A divisão de Genéricos se destaca, com a Eurofarma aparecendo nas pesquisas como uma das marcas mais lembradas pelos consumidores. Quais estratégias para superar as metas já atingidas?
4) Com o universo digital cada vez mais acessível, o comportamento do consumidor tem se modificado diante da possibilidade de novas decisões de compra. Quais pontos se destacam?

5) As diferentes necessidades apresentadas por consumidores das diversas regiões do Brasil também são observadas e representam um desafio?
6) Presente em todo território nacional e com acesso direto ao consumidor, quais os pontos mais relevantes quando pensamos no ambiente da farmácia e sua importância na saúde?
A farmácia exerce um papel essencial como ponte entre a indústria farmacêutica e o consumidor final. Ela é o ambiente onde a decisão de compra muitas vezes é tomada e onde o consumidor busca não apenas o produto, mas também orientação e segurança. O farmacêutico, nesse contexto, atua como educador em saúde, sendo capaz de esclarecer dúvidas, recomendar opções e reforçar a correta utilização dos medicamentos. Para intensificar essa comunicação tripla, entre indústria, farmácia e consumidor, é fundamental investir em ações de capacitação e relacionamento com os profissionais de farmácia, desenvolvimento de materiais informativos e campanhas conjuntas que valorizem o papel educativo do PDV. A Eurofarma acredita em uma atuação colaborativa, promovendo iniciativas como treinamentos presenciais e online, campanhas de conscientização em saúde pública, além de utilizar ferramentas digitais e plataformas de conteúdo voltadas aos farmacêuticos e consumidores. Tudo isso fortalece o elo de confiança e contribui para uma jornada de saúde mais eficaz, segura e humanizada.

