Os alicerces da sua farmácia

Os alicerces da sua farmácia

Mobiliário correto e layout inteligente formam o combo perfeito para alavancar os resultados do seu PDV.

Quando se fala no sucesso do varejo farmacêutico, a escolha do mobiliário merece uma atenção mais do que especial. Isso porque trata-se da parte estrutural que precisa ter características chaves para uma boa exposição dos produtos e gerenciamento das categorias, conforme afirma Régis Rodero, diretor comercial da Metalfarma. 
“A estrutura correta dá subsídios, junto a outras ações estratégicas, para que o potencial do ponto de venda seja realmente aproveitado. Muitas vezes, o lojista que se contenta com seu resultado só vai saber a capacidade real da loja quando recebe um concorrente que fez uma avaliação e busca essa sobra mal trabalhada. Como em uma construção, chamamos o layout e mobiliário de alicerce do negócio, se errar nos móveis, os ganhos nunca serão os desejados”, lembra.


Conhecimento sobre o assunto é fundamental

Régis comenta que na hora de planejar os mobiliários alguns fatores são essenciais como matéria-prima e medidas, entretanto o mais importante nesse momento incluem o comprometimento e conhecimento dos profissionais envolvidos. Não basta apenas um projeto visivelmente bonito, as entrelinhas pesquisadas por especialistas que estudam esse formato de varejo e de móveis são o que realmente fazem a diferença.
“Não é tão simples criar a melhor solução para atingir todo potencial de uma loja. É necessário avaliar cada prédio, localização, público e região que serão trabalhados e tipos de peças e layout a serem utilizados”, ensina.


Mobiliários mais indicados para o varejo farma

Segundo o diretor comercial da Metalfarma, os mobiliários em aço são as melhores opções para as farmácias, pois contam maior durabilidade, favorecem a composição de acessórios e, consequentemente, a gestão por categorias. Outro fator relevante a ser considerado é padronizar as medidas para interatividade e funcionalidade do comércio, por exemplo, uma prateleira pode ser trocada por uma régua com ganchos, fazendo com que o PDV não fique engessado.

Quanto ao tamanho da loja, Régis informa que o fundamental é entender a clientela do estabelecimento para selecionar as peças ideais do que preocupar-se com a extensão do local. “Evidente que uma linha premium de mobiliários é a mais indicada para um shopping, galeria ou ponto nobre, porém a inteligência aplicada deve ser respeitada em qualquer dimensão de varejo ou região, seja premium ou mais popular”.

Investir nos acessórios também é imprescindível para ampliar os resultados. Régis explica que esses materiais são indispensáveis para o gerenciamento e exposição dos segmentos da melhor maneira, facilitando a organização: ganchos expõem produtos em blisters, casulos saboneteiros auxiliam na categoria de cuidados pessoais, assim como casulos esmalteiros são peças-chaves no setor de cutelaria.

“Torres que podem ser acopladas nos balcões de checkout ou de medicamentos e displays fixados nas pontas de gôndolas são exemplos de acessórios inteligentes para serem colocados em pontos extras e deixar áreas quentes ainda mais aquecidas, aumentando o ticket médio por fomentar a compra por impulso e simplificando a jornada e experiência”, complementa.


Mobiliário + layout inteligente: a combinação perfeita

Para Régis trata-se de um combo, afinal o mobiliário certo, sozinho, não faz milagre. É necessário que estejam adequados e inseridos em um layout inteligente, facilitando o fluxo de compra e tornando a experiência de aquisição a mais agradável possível.

“O layout é como um quebra-cabeça, cada peça precisa estar devidamente posicionada, de forma estratégica, caso contrário o resultado jamais atingirá seu objetivo. Junto a uma indústria farmacêutica criamos uma loja laboratório, assim conseguimos medir desde um corredor ideal, que faz com que até a prateleira da base tenha seu devido valor, até o tipo de linguagem que deve ser utilizada nas comunicações, proporcionando ao PDV uma atmosfera de bem-estar, saúde e autoestima”, adiciona. 


Mais ganhos para sua farmácia

De acordo com o diretor comercial da Metalfarma, quando os medicamentos isentos de prescrição são organizados fora do balcão, com o gerenciamento e exposição corretos em um móvel específico, podem representar até 45% das vendas do autosserviço de um estabelecimento. 

Outros segmentos possuem o poder de negociação de espaço como os dermocosméticos, por exemplo, que exigem destaque e, principalmente, isolamento com paredes laterais já que uma marca, ao pagar pelo local, pede exclusividade. Mas, Régis ressalta que, ainda que não seja negociado, trabalhar com esse módulo próprio tem mostrado grandes resultados aos varejistas.

“Podemos afirmar, seguramente, que todas as categorias crescem quando contam com uma apresentação satisfatória, uma linguagem apropriada e o gerenciamento certo dentro de um layout inteligente. Tivemos casos de reforma que quadruplicaram o faturamento em menos de dois anos e outras que aumentaram em 35% já no primeiro mês após os reparos. Como costumamos dizer: errar no mobiliário e no layout é coisa muito séria, pois a escolha equivocada desses dois pontos estruturais compromete os ganhos da loja”, salienta.