Painel | Estratégias digitais: maximize a presença online para alavancar as vendas

Painel | Estratégias digitais: maximize a presença online para alavancar as vendas

Segundo uma pesquisa do Electronics Hub, os brasileiros passam 56,6% do tempo online. 

O Brasil, de acordo com uma pesquisa da Data.AI Intelligence está entre os principais mercados de varejo do mundo, com um crescimento de 31% em 2023, ultrapassando a marca de 5 horas por dia em aplicativos móveis. Diante disso, é claro que estar presente no mundo digital é importante para o sucesso de um negócio. 

O diretor de serviços e insights ao varejo e distribuição da Close-Up International, Ivan Engel, diz que a farmácia deve priorizar aquilo que pode gerar maior impacto em vendas ao menor custo e esforço. Várias ferramentas podem ser utilizadas, desde o WhatsApp até o próprio aplicativo do estabelecimento.


WhatsApp

“De acordo com o site Mobile time, o aplicativo mais aberto e utilizado nos celulares dos brasileiros é o WhatsApp. Embora ele também seja, provavelmente, o aplicativo mais presente entre as pequenas e médias farmácias, a forma de usá-lo pode ajudar muito a tornar o atendimento do cliente mais eficiente, fazendo com que a boa experiência de compra incentive o shopper a voltar à loja. Por exemplo: é muito provável que a maioria das farmácias tenha vários atendentes com números WhatsApp diferentes, ou várias pessoas usando um mesmo WhatsApp para responder. Outro ponto importante, é a forma como o aplicativo organiza as mensagens. A mensagem mais antiga deveria ser a primeira a ser respondida. No entanto, ela vai ficando para trás no aplicativo, de acordo com a chegada de novas mensagens. Outro ponto é a falta de gestão que há sobre aquilo que é vendido por WhatsApp. Muito provavelmente, a maioria das pequenas e médias farmácias não têm controle sobre esse processo. Para resolver isso existem empresas que oferecem soluções de automação e controle de mensagens recebidas, por exemplo, organizando as mensagens da mais antiga para a mais recente, criando respostas padrão para determinadas situações - apenas as que podem ser tratadas assim - e distribuindo as mensagens de um único número para diversos computadores de atendentes diferentes e, ainda, gerando estatísticas de tudo o que acontece”, diz Ivan.

Marketplaces

Mais uma oportunidade de vendas no ambiente virtual é aproveitar o Farmácias App, um marketplace onde o lojista tem acesso em tempo real a todas as informações de vendas e pedidos, com total controle de sua operação.


App da farmácia

Por último, está o aplicativo da própria farmácia. “Isso pode ser um divisor de águas. Ter um aplicativo próprio para permitir que seus consumidores instalem e comprem, tanto retirando a mercadoria na loja como recebendo em casa, é um grande passo a ser dado. Um consumidor que tem o aplicativo instalado pode comprar, em média, mais que o dobro do que não tem, mensalmente. Além disso, entre 60% e 70% das vendas de grandes redes que operam no mundo digital e publicam seus dados são feitas por aplicativos próprios instalados nos celulares dos clientes. Cerca de 60% destas vendas são retiradas na loja. Ou seja, este é o grande veículo de venda digital das redes mais desenvolvidas neste canal. As redes mais avançadas na venda digital já atingem em torno de 20% de suas vendas via internet”, diz Ivan.

Ele diz que a divulgação desse aplicativo próprio pode e deve ser fomentada, principalmente, na própria loja. “Uma vez que o cliente faz a instalação do app, ele pode passar a comprar de forma muito mais frequente na sua loja e por um período muito longo. Sendo assim, mesmo que se tenha que oferecer descontos mais agressivos para o cliente instalar o aplicativo, a conta vai fechar a longo prazo, dada a fidelidade e a frequência de compra.”

O uso de uma plataforma pré-formatada que ofereça website e aplicativo personalizados e integrados ao sistema de gestão e estoque já existente na loja, acelera o processo de implementação e reduz drasticamente os custos. A MyPharma, empresa especializada em farmácias online do GrupoSC, é um exemplo, oferecendo treinamento para a equipe, suporte técnico contínuo e manutenção simples e intuitiva, que pode ser executada facilmente, sem a necessidade de nenhum tipo de conhecimento técnico específico. Com amplo conhecimento das necessidades de mercado e 100% integrada com as legislações da Anvisa para farmácias, esse pode ser um caminho suave para o universo digital e suas inúmeras possibilidades.

Impulsione suas vendas com o Farmácias APP 

Descubra como o Farmácias APP reinventa a maneira como farmácias e clientes interagem, unindo tecnologia e praticidade. Esta plataforma exclusiva oferece uma ponte direta entre o seu negócio e consumidores ávidos por conveniência e segurança na compra de produtos farmacêuticos.

Benefícios que Fazem a Diferença:

• Estoque Ampliado: acesso ao vasto catálogo da Panpharma, sem expandir fisicamente.

• Alcance Definido: você escolhe a área que deseja servir, abrindo novas oportunidades.

• Compra Facilitada: os consumidores desfrutam de uma experiência de compra sem sair de casa, escolhendo sua farmácia para entrega rápida ou retirada.

Participe com Facilidade:

Sem custos iniciais, sem complicações burocráticas. Clique aqui!

A Hora é Agora:

Não perca a chance de elevar sua farmácia a um novo patamar no mundo digital. Cadastre-se no Farmácias APP e veja seu negócio prosperar.


Foto: iStock.com/MJ_Prototype