PONTO DE VISTA | A diversidade dos cabelos: suas cores e texturas brilhando no Verão
O conceito que define “beleza aliada à saúde” como melhor caminho para atingir o objetivo de uma vida de bem-estar e equilíbrio, tem sido amplamente divulgado e tem conquistado cada vez mais adeptos. A indústria, sempre atenta às novas demandas, detectou que o cuidado com os cabelos está fortemente presente nas rotinas de beleza diárias individuais, caminhando lado a lado com as rotinas de cuidado com a pele.
O hair care pode ser definido como uma rotina diária de tratamentos e ações que buscam beleza e saúde para os fios e couro cabeludo, propondo uma abordagem única e individualizada. É uma categoria ampla, que pode ser dividida por tipo de produto, como por exemplo, xampu, condicionador e cremes de tratamento, e subdividida considerando sua função específica, como equilíbrio da oleosidade, controle do frizz e tratamento contra caspa.
Cores, texturas e estilos geram desejos que diferem entre si, mas que convergem em um objetivo comum: cabelos saudáveis e luminosos, principalmente no Verão. Na farmácia, a importância de uma cesta de produtos abrangente, que atenda as expectativas de consumidores sempre em busca de produtos já consolidados e de grandes novidades, é embasada por pesquisas que analisam em detalhes esse mercado em crescimento. Neste contexto, conclui-se que uma categoria tão ampla conquistou espaço e importância, ocupando lugar de destaque, na farmácia.
Números de uma indústria em expansão
O Brasil, com seu clima tropical e sua diversidade, está em evidência no que se refere ao mercado de cuidados com os cabelos, ocupando o terceiro lugar do mercado mundial e ficando atrás apenas da China e Estados Unidos. De acordo com dados de pesquisa do Euromonitor Internacional, o Brasil chega a esse patamar ao atingir R$ 28,2 bilhões em vendas em 2023, sendo que o aumento em relação ao ano anterior é de 11,9%, muito superior ao crescimento global, que apontou 4,4%.
Na mesma pesquisa, o Euromonitor Internacional aponta tendência de crescimento para a categoria até 2028, quando os números em vendas poderão atingir até R$ 43,6 bilhões, em uma variação no período de até 54,5%. Ao mesmo tempo, para o mercado global, a pesquisa estima uma variação no período na ordem de 35,1%, definindo um valor significativamente maior para o mercado nacional. Dados divulgados pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) revelam que o Brasil possui 12% do market share mundial na categoria de produtos para cabelos e detém 26% do market share global de condicionadores, dados que reforçam a importância do mercado nacional nesse segmento.
Para Joana Fleury, diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil, “o verão brasileiro, com suas características marcantes de sol intenso, mar e piscina, realmente coloca em foco a saúde e beleza dos cabelos. É um período em que as consumidoras buscam soluções para proteger os fios dos danos, além de controlar o frizz e manter a cor vibrante. Na L’Oréal Produtos Profissionais, enxergamos o verão como um momento estratégico e de grande potencial de recrutamento de novos consumidores para o mercado de produtos capilares profissionais”.
Produtos inovadores para consumidores exigentes
Muita pesquisa e tecnologia trazem ao mercado uma grande variedade de produtos a fim de atender não só as necessidades gerais, mas também resolver problemas pontuais e específicos. Formulações com ingredientes inovadores têm como objetivo a prevenção e o tratamento de danos, oferecendo em sua fórmula, por exemplo, proteção térmica e proteção solar, em uma tendência denominada hair care shield, ou “escudo para cuidados com os cabelos”, em tradução literal.
Desenvolvida para proteger cabelos muito expostos ao secador e a pranchas alisadoras, a linha L’Oreal inclui Leave-in “que identifica e repara os danos fio a fio, sem pesar. Possui 10 benefícios para uma plástica capilar: reparação instantânea, selagem das pontas, mais brilho, maciez profunda, toque deslizante, desembaraço imediato, menos quebra, anti-frizz, anti-umidade e proteção térmica. Para todos os tipos de cabelo, pode ser usado com o cabelo seco ou molhado, antes ou depois do secador”.
O protetor solar capilar une diversos benefícios formando uma película protetora nos fios, garantindo melhor manutenção da cor para quem tem cabelos coloridos, hidratando, nutrindo e ajudando a proteger o couro cabeludo dos efeitos nocivos do excesso de sol. Entre os produtos desenvolvidos pela Amend, “a linha Solar Defense possui fórmula com 12 óleos nutrifuncionais que protege a fibra capilar exposta às agressões externas como vento, sol e mar. Promove a nutrição da fibra capilar, combatendo ressecamento e o frizz. Dermatologicamente testado, deixa os fios restaurados, brilhantes e macios”.
Muita informação, experiência de compra positiva
Em uma loja física ou on-line, produtos expostos de forma coerente e agradável sempre resultam em uma boa experiência, que convida a novas compras. Embalagens em formatos anatômicos e que ofereçam uma opção especialmente desenvolvida para viagens são bem-vindas, assim como opções de fragrância que se adaptem a cada preferência, oferecendo poder de escolha e aumentando o nível de satisfação.
Em um universo de tantas opções, informação é fundamental, principalmente quando o interesse do consumidor em conhecer e compreender a ação de ingredientes e ativos que compõem as fórmulas estão intimamente ligados a sua escolha final de compra. O desejo por inovação e a popularização dos produtos através de preços mais acessíveis tornaram as rotinas de hair care assunto recorrente também através das redes sociais e da ação de influenciadores digitais, com demonstrações de uso e resultados dos produtos.
Em um período onde atividades ao ar livre são avidamente procuradas, proteção e hidratação são fundamentais para a saúde e beleza dos cabelos. De acordo com Joana Fleury, da L’Oréal, “No verão, alguns produtos se destacam e se tornam os queridinhos das consumidoras, justamente por oferecerem soluções eficazes para as necessidades da estação. É sempre importante lembrar que a melhor recomendação é feita por um profissional cabeleireiro, que é capaz de realizar um diagnóstico preciso e fazer um cronograma personalizado para cada tipo de necessidade capilar”.