Ponto de Vista | Impulsione as vendas de HBs no Dia das Mães na farmácia
O Dia das Mães em 2024 será comemorado no dia 12 de maio. O volume de vendas costuma ser grande, perdendo apenas para o Natal. Uma das formas de presentear as mães é com produtos de Higiene e Beleza (HB).
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o 2º maior mercado no ranking global de países que mais lançam produtos de Higiene e Beleza (HB), anualmente, atrás apenas dos Estados Unidos.
Dicas para aumentar as vendas
O Dia das Mães é um momento em que os consumidores buscam expressar seu carinho e gratidão por meio de presentes especiais. Nas farmácias, essa data é particularmente relevante devido à crescente demanda por cosméticos, produtos para cuidados com a pele e cabelos, entre outros itens que remetem ao cuidado e bem-estar das mães.
Muitas ações podem ser feitas dentro da farmácia para estimular o consumidor a efetuar as compras, como cross merchandising, kits e cestas, além de uma boa comunicação, que podem fazer o ticket médio aumentar.
Cross Merchandising Estratégico
Uma das sugestões é organizar sua loja de forma estratégica, agrupando produtos de Higiene e Beleza (HB) próximos a itens relacionados ao Dia das Mães, como itens de conveniência próximo ao checkout. Isso facilitará a visualização dos clientes e incentivará compras complementares.
Criação de kits e cestas especiais
Montar kits e cestas temáticas para a data, incluindo produtos, como cremes faciais, produtos para o cuidado dos cabelos, entre outros, também podem ajudar a aumentar o faturamento.
Ofereça opções pré-prontas e também a possibilidade de personalização, permitindo que os clientes escolham os produtos que desejam incluir.
Comunicação eficiente
Invista em uma comunicação visual atraente e direcionada para o Dia das Mães, destacando os produtos de Higiene e Beleza (HBs) em promoção ou em destaque para a ocasião. Utilize displays, banners e materiais promocionais para chamar a atenção dos clientes.
Atendimento personalizado
Treine sua equipe para oferecer um atendimento personalizado e consultivo aos consumidores que buscam presentes. Esteja preparado para ofertar sugestões de produtos de acordo com o perfil da mãe, suas preferências e necessidades específicas.
Implementando essas dicas de forma integrada, sua farmácia estará mais preparada para aumentar as vendas de produtos de Higiene e Beleza (HBs) durante o período do Dia das Mães, proporcionando uma experiência de compra satisfatória para seus clientes e impulsionando o sucesso do seu negócio.
Fontes: www.abihpec.org.br/comunicado/73-dos-consumidores-estao-dispostos-a-pagar-mais-por-produtos-personalizados-de-hppc | www.abihpec.org.br/comunicado/como-inovacao-e-tecnologia-estao-moldando-o-setor-de-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos | www.blog.datasales.io/dia-das-maes-na-farmacia
Foto: iStock.com/Victoria Gnatiuk