RESENHA | Queda de Cabelo, um grande desafio

A Queda de Cabelo deixou de ser um assunto relevante apenas no universo masculino nos últimos anos, passando a ser observada e discutida também entre as mulheres, que apresentam o problema em algumas fases da vida. O impacto emocional gerado pelo aumento significativo de perda de fios deve ser levado em conta e é destaque entre os motivos que levam homens e mulheres a procurar um médico dermatologista, em busca de um diagnóstico preciso e tratamento eficaz.
A Alopecia Androgenética, popularmente chamada de calvície, é mais comum entre os homens e tem sua origem em fatores genéticos. Com início na adolescência, em um processo lento e que pode levar anos, faz com que a cada ciclo de nascimento de novos fios estes fiquem mais finos, deixando os cabelos mais ralos e, com o passar do tempo, o couro cabeludo mais aberto. Nos casos de Alopecia Areata, que é a queda de cabelo em áreas arredondadas específicas do couro cabeludo, a ação é rápida e pode ter origem em fatores genéticos e/ou imunológicos, em casos que atingem em sua maior parte menores de 20 anos e, normalmente, tendem a regredir espontaneamente.
A chamada “queda de cabelo ocasional” é a ocorrência mais comum, e é definida por um aumento no volume de fios perdidos diariamente após um período de maior estresse, algum tipo de desequilíbrio hormonal (menopausa e pós-parto, por exemplo) ou alguma deficiência nutricional, entre muitas outras causas. Essa perda aumentada de fios pode acontecer por um período de 3 a 4 meses após o evento que a desencadeou, e a perda que gira em torno de 50 a 100 fios por dia em um período normal, de acordo com o Ministério da Saúde, pode triplicar em um período de crise.
A indústria, atenta aos movimentos na área de saúde, vem inovando e adicionando ativos dermatológicos importantes em produtos destinados a ajudar, trabalhando em sintonia com os principais medicamentos desenvolvidos e já à disposição, na prevenção e tratamento, atuando em diversas frentes no combate aos problemas capilares.
Cabelos, um interesse real e amplo
O Brasil figura entre os maiores consumidores de produtos para cabelos no mundo. Pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revela que “prevê-se um aumento na penetração de tratamentos capilares, como cuidados com o couro cabeludo e produtos para queda de cabelo, que costumam ter um preço mais alto, mas que estão se tornando mais populares entre os consumidores. A principal preocupação é com queda de cabelos (58%), seguido por cabelos danificados (54%) e problemas no couro cabeludo (42%)”.
Referência em pesquisa e dedicação intensa a produtos que somam ativos a cosméticos, o Grupo Pierre Fabre - Ducray Science Dermatologique destaca que “a inovação é a nossa prioridade. Nos últimos anos, nossos laboratórios desenvolveram uma linha completa de produtos para queda de cabelo, para um tratamento In & Out apropriado. No caso de estresse, fadiga, deficiência nutricional ou gravidez, sugerimos uma rotina simples para nutrir o cabelo por dentro e estimulá-lo por fora. Nossas equipes de especialistas estão comprometidas a ir além do desenvolvimento de Creastim Reactiv Loção Antiqueda, que possui fórmula inovadora, atua no bulbo capilar e na qualidade da queratina da fibra capilar. O Tetrapeptídeo impulsiona o crescimento e ao ser combinado com a Creatina ajuda a estimular a fase de crescimento. O complexo de vitaminas B5, B6 e B8 fortalece a estrutura capilar. Tem fórmula vegana, com textura leve e rápida absorção”.
A principal preocupação é com queda de cabelos (58%), seguido por cabelos danificados (54%) e problemas no couro cabeludo (42%)”.
Fonte: Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
Cabelos, um interesse real e amplo

