Saúde capilar em dia

Saúde capilar em dia
Os suplementos e nutracêuticos são ótimos aliados para manter os cabelos dos seus clientes saudáveis

A partir dos 25 anos, muitas mulheres e homens percebem que seus cabelos estão caindo em ritmo mais acelerado, segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo. “Existem diversas causas para esse fenômeno de queda dos fios, que podem sofrer com a miniaturização, ou seja, ficando cada vez mais finos, quando é um problema genético, ou caírem de forma intensa por conta de dietas restritivas, estresse ou pós-parto”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni, médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society e da European Hair Research Society.
A alimentação saudável é um dos pilares para garantir fios macios e brilhantes, porém, com a rotina corrida, nem sempre é possível a obtenção de todos os nutrientes e vitaminas que os cabelos precisam. E dentro desse contexto que entram os suplementos, nutracêuticos e vitaminas orais. 
Segundo Dr. Lucas, alguns ativos, como a biotina e vitamina C, são essenciais para manter os cabelos grossos e resistentes. “Sabemos que o folículo rico em colágeno permite uma ancoragem de alta eficiência diminuindo a queda, por isso essas substâncias são importantes. Além disso, elas ajudam a promover um incremento do fluxo de nutrientes permitindo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da densidade capilar”, explica o médico.

Substâncias que atuam na saúde capilar
Conheça alguns dos ativos* que atuam na melhoria da saúde capilar que não podem faltar na sua farmácia.

Biotina
Ativa o metabolismo celular, contribuindo para a manutenção do cabelo e, também, da pele.
Cisteína 
Aminoácido com poder de reestruturação, pois penetra na cutícula do cabelo formando ligações com a queratina, um dos principais compostos dos fios.
Selenometionina e zinco quelato
Minerais que contribuem para a manutenção dos cabelos e são aprovados pela ANVISA.
Vitamina B6 
Auxilia a síntese de cisteína.
Vitamina B2 e selênio 
Antioxidantes que contribuem na proteção dos danos de radicais livres.

Como expor o segmento na loja?
Para facilitar a jornada de compra, Cristiano Samara, gerente de projetos da Mind Shopper, recomenda expor as vitaminas em segmentos e, dentro de cada um, organizar por marca. Posteriormente, em cada marca, separar por linhas (adulto, sênior entre outros), colocando, depois, por opções de embalagem.

Sugestão de exposição - Nutracêuticos



Já para os nutracêuticos, Cristiano orienta blocar por marca e dividir por nível/classificação, posicionando as superpremiums em um local de maior destaque e deixando as com foco em volume para os locais de menor evidência. Em seguida, em cada bloco de marca, posicionar as subcategorias sempre na ordem exposta abaixo.
“As vitaminas e nutracêuticos são expostos separadamente, pois são produtos que possuem funções diferentes. Apesar de existir alguns itens que transitam entre os dois mundos, o foco das vitaminas é saúde, fornecer energia e disposição ou algum tipo de suplementação que possa estar em falta no organismo da pessoa, já os nutracêuticos são mais voltados para estética”, complementa Cristiano. 


*Fonte: TAK 360.