VAREJO | Acne, dermocosméticos e a farmácia

VAREJO | Acne, dermocosméticos e a farmácia

Acne é, por definição do Ministério da Saúde, uma doença de pele que ocorre quando as glândulas sebáceas ficam inflamadas ou infectadas, ocasionando o aparecimento de espinhas, cravos e cistos, principalmente no rosto, peito e costas. Assunto muito comentado entre adolescentes, afetando cerca de 80% dos jovens em algum grau, tem impacto psicológico e social relevante nessa faixa etária, podendo levar a quadros de baixa autoestima, ansiedade e isolamento social. Tem como causa, na grande maioria das vezes, mudanças hormonais e predisposição genética, e pode ser agravada por diversos fatores, alguns exemplos são estresse, alimentação inadequada, exposição solar intensa e regiões de clima quente. 

Presente em todas as fases da vida, estudos apontam um aumento significativo de acne persistente em adultos, ainda sem uma conclusão sobre as reais causas dessa mudança nas últimas décadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a pele oleosa e acneica é uma queixa que atinge mais da metade da população adulta brasileira, sendo a causa que mais leva pessoas a buscarem a ajuda de um médico dermatologista.

Dermocosméticos que apresentam variedade de ativos, alto grau de eficácia e preços mais acessíveis invadem os PDVs e se transformam em caminhos para a beleza, saúde e qualidade de vida, impactando e transformando de maneira positiva a vida de pessoas que sofrem com a acne. Prepare sua farmácia com uma seleção diversificada de marcas e faixas de preço, organize os produtos de maneira atraente e acessível em local bem iluminado e produzido com materiais de apoio, como banners e displays, e receba esse consumidor que faz parte de um mercado aquecido e com bons índices de crescimento futuro.


Marcas consolidadas, produtos inovadores

Na farmácia, os dermocosméticos com a função de controlar a oleosidade da pele, mantê-la hidratada e auxiliar no tratamento da acne com ativos que tem como objetivo combater o processo inflamatório são destaque, com linhas de produtos inteiramente dedicadas a pele oleosa e acneica muito eficazes, fruto de pesquisa e inovação. 

“A Darrow Laboratório é uma marca brasileira de dermocosméticos que se preocupa em oferecer para os consumidores produtos comprovadamente eficazes, acessíveis e adaptados para as peles brasileiras. Presente há mais de 50 anos no mercado, possui a expertise reconhecida no segmento de higienização. Darrow Actine Gel de Limpeza possui uma fórmula especialmente desenvolvida para higiene da pele oleosa até a acneica. Contém Ácido Salicílico para uma potente ação de desobstrução dos poros e o Lactato de Mentila para uma ação imediata de refrescância”. Proteção solar é sempre fundamental, para isso a Darrow destaca “Actine Aquafluid Solar FPS60, possui proteção UVA/UVB, textura fluida de absorção imediata e toque seco. Seu complexo único de ativos, P-Refynil e Ácido Glutâmico, age profundamente e trata a oleosidade desde a origem, prevenindo a acne”.

Reconhecida pela versatilidade e tendo como um dos seus objetivos originais o tratamento da acne, a tradicional Minancora ressalta que “um exemplo de nossa diversificação de produtos é nossa linha antiacne, onde temos incríveis aliados para o tratamento e prevenção da acne e da oleosidade excessiva. A linha é composta de sabonete em barra, sabonete líquido e creme antiacne, com fórmula que inclui ingredientes como o Óxido de Zinco, Ácido Salicílico e a Melaleuca Nanoencapsulada, tornando-a capaz de equilibrar a oleosidade natural da pele, prevenir e tratar espinhas e reduzir a inflamação”. 


Foto: iStock.com/Oleksandra Polishchuk


A farmácia, uma vitrine perfeita para novos produtos 

Os dermocosméticos apresentam, além de suas funções principais de higienizar, hidratar, proteger e curar a pele, alguns apelos sensoriais reconhecidos e muito apreciados pelo consumidor. Observar embalagens visualmente atrativas, o toque na textura leve e suave do produto, o aroma agradável exalado com a aplicação, são experiências sensoriais que conquistam e tornam a experiência de compra algo especial. Realizar eventos que promovam a demonstração de produtos em experiências interativas pode incentivar as vendas e estabelecer conexões emocionais que resultem em uma compra imediata ou futura.

Quanto ao desenvolvimento de produtos e todas as nuances desse processo, a Isdin Laboratórios diz que “inovar é muito mais que criar ou incorporar novidades. Os nossos produtos combinam a máxima eficácia e segurança com texturas inovadoras que garantem uma satisfatória experiência de uso sensorial. Para nós é fundamental a colaboração constante com os profissionais de saúde e com a comunidade científica. Destacamos nosso Medical Advisory Board, uma equipe de profissionais com comprovada experiência e prestígio no mundo que fornecem critérios para a tomada de decisões e desenvolvimento de novos projetos”, e acrescenta, “Acniben Body Spray, é o primeiro spray corporal para acne. De secagem rápida, é perfeito para combater espinhas encontradas em áreas de difícil acesso, como as costas. Graças a sua fórmula com Ácido Salicílico e Ácido Glicólico, esfolia e renova a superfície da pele”.

Experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos que atendam várias funções, levando praticidade e eficácia para a vida diária, também são objetos de desejo. Para a L’Oréal Brasil, “desenvolvida por dermatologistas, CeraVe começou a se destacar no mercado por suas fórmulas focadas na restauração da barreira protetora da pele, com texturas distintas para diferentes áreas do corpo. Em um contexto em que 70% da população tem pele oleosa ou acneica, o Brasil é o cenário ideal para ampliação do portfólio de limpeza de CeraVe. Livre de fragrâncias, corantes e álcool, a linha Acne Control conta com Argila Dermatológica purificante, que elimina a oleosidade e as impurezas imediatamente, Ácido Salicílico, que controla a produção de sebo e estimula a renovação da pele, Niacinamida com ação anti-inflamatória e calmante, e três Ceramidas Essenciais, direcionadas para a restauração da barreira protetora da pele”. 

Conhecer as demandas do consumidor leva a decisões assertivas quanto a disponibilizar no PDV os produtos que atendam às suas necessidades e desejos. Transformar a experiência de compra em algo especial, com ações que envolvam experimentar produtos, preços e promoções especiais e criar conteúdos interessantes em mídias sociais são apenas algumas formas de impulsionar suas vendas, aliando produtos inovadores e ótimo atendimento.