VAREJO FARMACÊUTICO | Ações para vender mais no inverno

VAREJO FARMACÊUTICO | Ações para vender mais no inverno

O inverno começa oficialmente no dia 20 junho e vai até 22 de setembro. No entanto, as farmácias devem preparar com antecedência o estoque para o período para ter o melhor desempenho possível na estação. A sazonalidade é um dos fatores que mais influencia no mercado farmacêutico.

A temporada de inverno coincide com o período de doenças e alergias respiratórias. Entre elas, podemos citar resfriado, gripe, pneumonia e sinusite. Por conta disso, é essencial que a farmácia esteja com o estoque preparado com medicamentos isentos de prescrição (MIPs) que tratem especificamente as doenças citadas. A lista pode conter analgésicos, antigripais, descongestionantes e medicamentos para tosse.

A Hypera Pharma, recomenda que os gestores apostem também em hidratantes corporais e faciais. Outra sugestão é criar cestas envolvendo os hidratantes com outros itens de rotina como: pastas de dente, shampoos e cremes. Se for possível, ofereça promoções e descontos para os consumidores fiéis.

“É importante ter disponíveis as marcas líderes e os mais vendidos do mercado, além de estar atento às características da região. Além disso, as linhas prescritas pelo médico também devem estar disponíveis, pois o consumidor busca muitas vezes resolver uma receita médica em uma única visita, ainda mais se for uma receita controlada”, comunicou a Hypera Pharma por meio de nota.

A empresa farmacêutica ainda destacou que as categorias devem ter múltipla exposição, privilegiando os pontos mais quentes como os corredores centrais, pontas de gôndola e balcões.

“Treine o time da loja para ajudar o consumidor sobre a necessidade de hidratação neste período. Coloque alguns itens fora dos seus pontos de exposição natural, pois isso ajudará o consumidor a se lembrar de uma compra que não estava planejada”, informou a Hypera Pharma.

No inverno, as vitaminas e suplementos também passam a ser recomendadas pelos médicos para reforçar os cuidados com a saúde. Alguns exemplos são: vitaminas A, C, D, E, B12 e Zinco. Neste sentido, a farmácia pode preparar a equipe e a comunicação da loja para reforçar a importância do cuidado preventivo. Isso demonstra o comprometimento do PDV com o bem-estar dos clientes.


Não pode faltar na sua loja:

• ANALGÉSICOS
• ANTIGRIPAIS
• DESCONGESTIONANTES
• MEDICAMENTOS PARA TOSSE
• VITAMINAS E SUPLEMENTOS
• HIDRATANTES CORPORAIS E FACIAIS.