VAREJO FARMACÊUTICO | Bronzeador: leve o Verão para dentro da farmácia!
Partindo de análise de mercado, pesquisa e tecnologia, os Bronzeadores recebem uma nova roupagem e se adequam às necessidades vinculadas à saúde obtendo, na grande maioria dos casos, a adição de FPS (Fator de Proteção Solar) em suas fórmulas. Por definição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) “bronzeador é uma preparação cosmética destinada a entrar em contato com a pele, com a finalidade exclusiva ou principal de protegê-la contra a radiação UVB e UVA sem, contudo, impedir a ação escurecedora”.
O bronzeador age como um potencializador da produção de Melanina, que é um pigmento naturalmente presente no corpo, responsável por dar cor à pele, produzido quando há exposição ao sol. Produtos com FPS agem preventivamente a fim de proteger as camadas da pele da radiação ultravioleta, permitindo um tempo maior de exposição ao sol e diminuindo os riscos de problemas de saúde, como o desenvolvimento de câncer de pele, ou desconforto, como vermelhidão e ardência. A ação conjunta confere ao produto proteção e bronzeamento, em uma só aplicação, sempre respeitando os limites e necessidades de cada tipo de pele e as recomendações de horário, evitando exposição ao sol das 10h às 16h.
Com a chegada do Verão, a procura por produtos ligados a proteção, bronzeamento e hidratação da pele se intensifica, demonstrando o efeito sazonal importante que a categoria exerce. Na farmácia, atenção máxima aos produtos que compõem a cesta da categoria, em uma mescla inteligente composta dos últimos lançamentos e dos itens que são sucesso garantido.
Pele bronzeada e protegida, um bom exemplo de beleza responsável
A indústria ressalta alguns pontos, a partir de observações de mercado e dos anseios do consumidor, que devem ser observados nos produtos desenvolvidos especificamente para a busca de uma pele dourada e uniforme:
• Bronzear, que significa acelerar a produção natural de Melanina;
• Oferecer FPS, que protege a pele dos efeitos nocivos do sol e deve ser escolhido de acordo com a necessidade individual;
• Hidratar, para que a pele não descasque e a cor dure mais tempo.
Partindo dessas premissas, a Coty Brasil Cosméticos ressalta, “nossa linha de bronzeadores com FPS 6 ou FPS 15 permite um bronzeado bonito e duradouro. Protege também contra a vermelhidão, ardência e rugas causadas pela exposição solar. Além disso, causam na pele um efeito luminoso e são enriquecidos com Óleo de Cenoura e Vitamina E, contribuindo de forma benéfica para a saúde da pele”.
Com uma extensa linha de produtos destinados aos cuidados com a pele, a Nivea Brasil destaca sua linha Protect & Bronze “é um produto corporal que combina bronzeador e protetor solar e tem como objetivo principal manter a cor bonita e uniforme por mais tempo, além de oferecer proteção contra os raios UVA e UVB, com FPS 30. É resistente à água e, além de ajudar a prevenir o envelhecimento, contém Betacaroteno e Ácido Glicirretínico, que ativam a melanina e estimulam o bronzeado da pele”.
Diversos caminhos, um verão de bronzeado perfeito
Com opções para todos os tipos de pele, a inclusão de FPS e as texturas diversas agradam esse novo consumidor que deseja pele saudável, com a cor duradoura das férias de verão. A tradicional versão em óleo confere um aspecto brilhante com a aplicação e é indicada principalmente para peles mais secas, tendo melhor desempenho em resistência à água. As versões em creme ou loção tem toque mais delicado e geralmente ação hidratante, enquanto a versão em spray oferece toque seco e maior conforto e uniformidade na aplicação.
Na categoria de bronzeadores, outros itens podem compor a cesta e ampliar as possibilidades de uso. Além dos bronzeadores com FPS, que potencializam a produção de melanina quando expostos ao sol, o Autobronzeador proporciona bronzeado sem a necessidade de exposição solar, apenas pigmentando a pele. Vale ressaltar que os Autobronzeadores precisam de atenção na aplicação, para que a pele fique com cor uniforme e sem manchas. Bronzeadores com cor, produtos Pós-Sol, Hidratantes e bases faciais com efeito luminoso ou matte são produtos complementares, perfeitos para ações de venda conjunta e promoções.
Um amplo leque de opções, o clima tropical e a temporada de férias contribuem para um mercado em crescimento que apresentou uma curva positiva ainda mais acentuada no quarto trimestre dos últimos anos, caracterizando um efeito sazonal perceptível nas vendas. Segundo a Euromonitor Internacional, o mercado brasileiro de Proteção Solar cresceu 28,8% em 2023, atingindo a marca de
R$ 5,3 bilhões, com previsão de atingir
R$ 9,2 bilhões em 2028.
Estudos demonstram que a temporada de verão pode representar um crescimento de até 20% no volume de vendas do período, chegando a até 40% em regiões com fluxo intenso de turistas. Com planejamento e o olhar voltado às necessidades que essa época específica solicita, traga o Verão para dentro da farmácia e aproveite intensamente as possibilidades de negócios especiais que esse período do ano oferece.