Vendas turbinadas no verão
Confira as dicas para chegar na estação com a farmácia 100% preparada.
De acordo com Messias Cavalcante, mestre e professor na área de marketing, palestrante e treinador para a indústria e varejo farmacêutico e ministrante de cursos no Sincofarma/SP, o verão oferece para o canal farma um crescimento considerável, pois acumula no período a chegada das férias e, ainda, o recebimento do 13º salário, fatores que acabam favorecendo as categorias que atendem à época, entre elas a de proteção solar e as demais voltadas aos itens de beleza.
Assim, para chegar na estação com a farmácia 100% preparada, Messias recomenda começar com os seguintes passos:
- • Checar os estoques para analisar como estão os produtos com alto volume de vendas na temporada;
- • Verificar os vencimentos das mercadorias;
- • Pesquisar quais são as novidades para não deixar faltar na prateleira os artigos que os consumidores irão procurar;
- • Por fim, para não errar, observar como foi a saída dos segmentos no verão anterior para ter uma estimativa de venda inicial.
Marcela Faconti, Marketing Grouper Skin Care da Nivea, também informa que, para aproveitar a oportunidade dessa fase e garantir as vendas, é importante que o mix ideal de cada marca esteja presente na loja, com um bom abastecimento, exposição adequada e preços corretos.
Mix de verão
Para aproveitar a oportunidade dessa fase e garantir as vendas, é importante que o mix ideal de cada marca esteja presente na loja, com um bom abastecimento, exposição adequada e preços corretos.
Messias explica que, como o verão estimula as pessoas a passearem e sair de casa, vários produtos entram em foco no mix como:
- • Protetores solares
- • Pós-sol
- • Bronzeador
- • Itens para crianças (fraldas para piscina, fotoprotetores entre outros)
- • Categoria de cuidado s com os cabelos
- • Produtos para o cuidado com a pele
- • Maquiagens
- • Repelentes (os quais têm ganhado destaque na estação, trazendo um forte potencial para o segmento)
- • Medicamentos para parasitose (visto que muitas mães utilizam nessa época do ano)
“Para compor um bom sortimento e ter um uso racional do espaço da gôndola, procure trabalhar com no máximo 4 opções de marca por categoria, considerando a premium, o principal concorrente e duas alternativas de preço de combate”.
Organização eficiente
O professor afirma que a exposição deve ser feita sempre de forma a despertar a atenção do cliente e sugere duas dicas:
- • Realizar a organização dos itens na área de maior circulação da loja para aumentar a visibilidade e o sucesso da exposição;
- • Utilizar as marcas conhecidas para facilitar a identificação pelo consumidor do setor que está sendo promovido, pois mesmo que ele não compre a marca premium, lembrará que precisa adquirir os produtos do segmento.
“Todo ambiente pode ser usado para acelerar as vendas, desde que não atrapalhe o fluxo de circulação. Se a farmácia estiver com áreas sobrando, por exemplo, também é válido criar um espaço verão. Outra estratégia bastante eficaz, já que a estação é muito esperada, é realizar a apresentação e demonstração dos lançamentos”, adiciona Messias.
Revista Panpharma