Verão e dermocosméticos: Ótima combinação para mais vendas
Verão e dermocosméticos: Ótima combinação para mais vendas
A categoria oferece diversos produtos para os cuidados com a pele na estação. Veja como trabalhá-la e aumente seus resultados
O verão e a chegada de um novo ano são sempre fatores que levam a maioria dos consumidores, principalmente mulheres, a repensar os cuidados com a saúde, incluindo a pele. E os dermocosméticos corresponde bem a essa atitude já que possui uma linha completa para os mais variados perfis de clientes e necessidades.
A gerente de trade da Isdin Brasil, Camila Magalhães, explica que dermo é um dos setores que mais cresce na farmácia devido à busca cada vez maior da população por bem-estar. “Como é uma categoria com um desembolso e margens médias maiores também é benéfica para o estabelecimento ampliar o espaço e a relevância desses itens em seu negócio”, afirma.
Raphael Simões, head de merchandising da Pierre Fabre Brasil reforça a importância do segmento, mostrando que, além de ter alto valor agregado, entrega ótima margem, ou seja, eleva o ticket médio do PDV e traz uma excelente rentabilidade.
“O varejo farmacêutico é o canal oficial de procura por conta dos dermatologistas. Não podemos esquecer que uma parte fundamental do sell out de dermocosméticos vem da prescrição médica”, informa.
Mais vendas com os dermos no verão
Para Raphael, é indispensável que a loja “converse” com a temporada, trazendo o tema verão para o seu ambiente. Os estoques necessitam ser reforçados como um todo, principalmente com os lançamentos, já que os produtos são amplamente divulgados aos dermatologistas na visita médica, incluindo as novidades, mas não esquecendo da linha existente e madura que ganhou notoriedade entre médicos e pacientes e tem sua recompra muitas vezes independente da prescrição.
O head de merchandising da Pierre Fabre Brasil ainda conta que, no período, além dos protetores solares, os consumidores também buscam pelos:
• Hidratantes corporais que funcionam bem como “pós-sol”;
• Dermos para limpeza da pele oleosa para prepará-la antes de receber o protetor solar;
• Água termal, grande aliada na estação para refrescar e proporcionar um cuidado extra;
• Cuidados com o cabelos a fim de proteger contra os danos da água do mar ou piscina.
“Ter um volume promocional, sem dúvidas, é um grande chamariz para atrair os shoppers*. As pessoas gostam de economizar e os kits leve 2, pague 1 ou versões com itens correlatos são muito apreciados, pois ajudam a compor a rotina de cuidados da pele”, adiciona.
A importância da exposição no autosserviço
Além da presença do portfólio correto por loja, a exposição sempre fora do balcão é fundamental para gerar mais vendas. Segundo a gerente de trade da Isdin Brasil, trabalhar esse tipo de produto confinado impossibilita um potencial consumidor de tocar, ler a embalagem, se interessar e, por fim, efetuar a compra.
“Quando comparamos estabelecimentos que possuem dermocosméticos fora do confinado com aqueles que deixam somente com acesso pelo balconista, as vendas com as mercadorias nas gôndolas ou nas paredes de dermo do autosserviço são muito mais expressivas”, completa.
Para a organização em si, Camila sugere obedecer a sazonalidade. Como no verão, a demanda por proteção solar é muito alta, esses itens devem estar em destaque, sendo agrupados por FPS, do maior para o menor. A categoria de hidratação também é muito procurada, devido ao ressecamento provocado pelo sol. “Dentro do espaço de dermocosméticos ter hidratação próximo à solar facilita ao público comprar os dois segmentos e cuidar da pele como um todo”, orienta.
A dupla exposição também é imprescindível para ampliar os ganhos, principalmente nas áreas quentes as quais apresentam um fluxo maior de pessoas. Dessa forma, a gerente de trade da Isdin Brasil recomenda apostar no balcão de medicamentos, visto que 80% dos consumidores que vão à farmácia se dirigem a esse local para adquirir medicações, ou seja, passam bastante tempo nesse lugar e conseguem, inclusive, aprender sobre os artigos por meio dos materiais disponibilizados pelas indústrias. A região do caixa é outra boa alternativa, geralmente, para opções menores, promocionais e com preço mais atrativo.
“Outra estratégia vencedora é expor duplamente em categorias correlatas. Exemplo: inserir um clip strip de protetor solar com as maquiagens, já que ambas são parte do mesmo “ritual” de cuidados; hidratante corporal com desodorantes, pois é um segmento de alta penetração e os dois estão dentro da mesma rotina”, complementa Camila.
Bom atendimento para concretização das vendas
Raphael finaliza acrescentando o quanto o bom atendimento no PDV é um pilar superimportante para concretizar a venda. Além de saber onde está o artigo que procura, o shopper também pode ter dúvidas e pedir recomendações ao atendente.
“Aqui entra a figura da dermoconsultora, profissional especializada nos cuidados da pele que está apta a orientar o cliente a escolher o produto mais adequado ao seu tipo de pele, mas é essencial frisar que esse serviço é um diferencial para a farmácia, mas não substitui a visita ao dermatologista. Vale lembrar que os consumidores de dermocosméticos são, em geral, pessoas bem antenadas, que buscam informações sobre os itens, frequentam o dermatologista ao menos uma vez ao ano e que entendem a relevância de uma pele saudável”, ressalta.
*Pessoa que decide a compra.