apostando na categoria de diabetes
Aumente a receita da sua farmácia apostando na categoria de diabetes
*por Pedro Almeida
O mercado de diabetes
1. Entenda o mercado
2. Compreenda seu shopper/consumidor
3. Invista no layout da sua loja
Defina o posicionamento da sua empresa criando uma boa estratégia e a posicione de maneira que seu cliente entenda. O layout da sua loja pode contribuir para suas vendas, assim busque colocar a categoria de diabetes na zona de T, ou seja, corredores que possuem maior tráfego de pessoas, dessa forma os consumidores farão uma correlação da loja com os produtos e passarão a buscá- lo com mais frequência. Outra dica é posicionar os itens sempre ao alcance das mãos e altura dos olhos dos clientes, facilitando o contato e a experiência de compra.
4. Aposte em sistema e nos programas de benefícios
Ter um sistema que o ajude a analisar sua empresa e que se integre a plataformas de PBM colocará sua farmácia em outro nível. Com a internet, a população está muito mais informada e buscando sempre o melhor custo-benefício. Com essas ferramentas em sua loja você se relacionará com clientes de alto valor agregado para a indústria farmacêutica e sem gastar por isso.
5. Treine sua equipe
Sabia que 95% das pessoas que vão até a farmácia consideram a presença do farmacêutico muito importante e 90% o valoriza como um profissional fundamental para sua saúde? Além disso, 60% das pessoas que entram em uma farmácia vão direto ao balcão. Assim, ter sua equipe treinada é imprescindível e para a categoria de diabetes é primordial – são muitas marcas e produtos dos mais variados tipos e qualidade. Com isso, o papel do farmacêutico é essencial na escolha do item correto para a pessoa certa. São artigos de difícil entendimento e, na maioria das vezes, isentos de prescrição, o que torna a vida do consumidor mais difícil. Uma equipe treinada ajudará o cliente e criará um vínculo de relacionamento que poucas categorias conseguirão lhe proporcionar.
6. Trabalhe a comunicação com seu cliente
A comunicação é muito importante, mas para a maioria das empresas no Brasil isso é uma tarefa cara, principalmente mídias convencionais como impressos, televisão, rádio entre outras. As redes sociais como Facebook e Instagram, e buscadores como Google, são fortes aliados ao seu negócio. Com eles será possível definir um raio de atuação, orçamento para sua campanha ou até mesmo fazer a ação de forma orgânica, ou seja, sem custo. Sorteios, promoções, trabalho com microinfluenciadores digitais são algumas das opções. Não deixe de investir nesse canal de comunicação, segundo a Content Trends 2017, 71% das empresas já estão realizando ações de marketing digital. Você vai ficar de fora?
7. Tenha um mix de produtos adequado e evite rupturas
Tenha um mix de produtos adequado ao seu público e evite rupturas. São cerca de 88 mil farmácias no Brasil, ou seja, conveniência e capilaridade em alto nível e se você não tem o produto, com certeza seu concorrente terá e o consumidor, principalmente o com diabetes, irá até ele para ter sua necessidade plenamente atendida naquele momento.
8. Posicione seu preço conforme o mercado e não abra as embalagens promocionais criadas pela indústria
Com a internet e os smartphones, a comparação de preço e a busca pelo melhor custo-benefício tornaram-se tarefas bem fáceis para o cliente. Buscadores de preço, como consulta remédio, por exemplo, permitem ao consumidor analisar se o valor que você está vendendo é adequado ou não, ou seja, analise seu mercado e esteja competitivo.
Outro erro muito comum no canal independente é a abertura de produtos promocionais desenvolvidos pela indústria farmacêutica, tal fator que leva à perda da oportunidade de entregar um benefício ao consumidor, perdendo-o para as redes. Vale lembrar que a pessoa com diabetes possui alta frequência de compras e alto ticket médio. Você não quer perder esse cliente, não é?
9. Crie promoções e estimule a compra por impulso
10. Invista no gerenciamento por categorias
Dar poder ao consumidor deixou de ser diferencial e passou a ser uma obrigação, e o gerenciamento por categorias (GC) é o grande responsável por essa mudança. De forma simplificada, o GC consiste em uma metodologia utilizada para otimizar a organização dos produtos no varejo, conforme as diferentes necessidades do consumidor. São 8 passos que deverão ser seguidos, mas tenha em mente que você deve ter o produto certo, na quantidade correta, no momento certo e no preço correto.
Primeiro, defina a categoria, entenda qual o papel dela na sua loja - faça a avaliação dos principais indicadores, venda, mix, preço e promoções; depois, crie metas alcançáveis, escolha a estratégia e a tática que usará para atrair mais clientes. Por fim, faça a implementação e revise sempre os números para corrigir possíveis erros e melhorar a experiência do seu cliente.